Inspire-se com estes destinos sustentáveis

258 views

Para muitas pessoas janeiro é sinônimo de férias! E pensando nisso, selecionamos três destinos que, além de maravilhosos, também se preocupam com a preservação do planeta.

Quando planejamos uma viagem a primeira coisa que temos em mente é o merecido descanso. Mas um simples passeio também pode causar impactos no meio ambiente. Um estudo da Universidade de Sydney, na Austrália, revelou que o turismo é responsável por quase um décimo das emissões de gases de efeito estufa, sendo as viagens de avião as grandes responsáveis por isso. Isso sem contar a água que consumimos, a energia elétrica, o carro, o lixo que geramos, enfim, qualquer atividade humana é capaz de afetar as comunidades locais.

A boa notícia é que existem opções em todo o mundo que vêm colaborando para minimizar esses impactos. São lugares que têm como proposta aliar o turismo à conservação do meio ambiente. Conheça algumas opções desses destinos sustentáveis:

Hotel ecológico e portátil – França

Este hotel possui um conceito totalmente diferenciado: ele pode ser levado para qualquer lugar do mundo. Criado pelo famoso grupo hoteleiro francês AccorHotels, o Flying Nest é composto por módulos feitos com madeira ecológica. Cada quarto tem 12 metros quadrados e inclui uma sala de estar, banheiro privativo, ar condicionado, wi-fi e uma grande janela panorâmica. Os quartos são conectados por terraços que incentivam a socialização.

Os módulos foram projetados seguindo todos os preceitos da sustentabilidade, com materiais, técnicas e equipamentos, todos ecologicamente corretos (tinta com certificação ambiental, revestimento de madeira de florestas certificadas, iluminação em LED), enquanto os módulos operam com energia verde e recuperação de toda a água utilizada nas unidades.

Sustentabilidade em meio ao Caribe – República Dominicana

A República Dominicana é um país que reserva muitas belezas naturais e é lá, em Kite Beach, que fica um hotel totalmente sustentável. O Extreme Hotel é um dos principais destinos de kitesurf do mundo e também orgulha-se em fazer uso apenas de recursos ecologicamente corretos. A propriedade é totalmente movida a energia solar e não usa ar-condicionado, mas conta com ventilação inteligente para aproveitar ao máximo o vento natural da praia que garante ar fresco para os hóspedes.

Além disso, possui sistemas de coleta de água da chuva e uma fazenda orgânica, com 2 mil árvores que ajudam a compensar as emissões de carbono, além de fornecer produtos locais e sazonais. O hotel também visa capacitar a comunidade local por meio de educação, treinamento e oportunidades de trabalho para os dominicanos, que correspondem a mais de 70% dos funcionários.

Resíduos de alimentos como combustível – Noruega

A empresa norueguesa de cruzeiros Hurtigruten Cruises adotou uma iniciativa ecológica incrível: eles descobriram uma forma de usar resíduos de peixes como biocombustível para os seus navios de cruzeiro. As sobras são oriundas do processamento de peixes utilizados nas refeições da tripulação, misturadas com outros resíduos orgânicos, gerando o biogás. O gás é convertido em líquido para ser usado como combustível e abastecer os cruzeiros da expedição Hurtigruten, que conta com 17 navios em sua frota.

A empresa pretende converter seis de seus navios para o uso de combustível limpo até 2021. Eles também planejam transportar grandes baterias a bordo de seus navios, que podem armazenar o excesso de energia renovável para maximizar a eficiência energética.