Fique por dentro dos benefícios da beterraba para a saúde

625 views
iStockphoto.com / zeleno Tubérculo reduz os níveis de açúcar no organismo e reduz a pressão arterial.

Ter uma dieta equilibrada é essencial para manter nosso organismo saudável, mas, além de vitaminas, alguns alimentos oferecem outros benefícios às pessoas. É o caso da beterraba, um dos chamados “super alimentos”, com propriedades nutritivas e medicinais.

Rica em fibras, carboidratos, ferro, cobre, sódio, magnésio, manganês, cálcio, potássio, nitratos, fósforo, zinco, vitaminas A, C, E, K e do complexo B, antioxidantes e fitoesteróis – substâncias vegetais não produzidas pelo organismo humano – a beterraba ainda possui baixo teor calórico.

Confira algumas vantagens de consumir esse tubérculo com regularidade:

Sistema circulatório

A beterraba possui a propriedade de purificar o sangue e desintoxicar o organismo, pois ela é um solvente muito poderoso do fígado e rim.

A anemia também é prevenida e tratada por meio do consumo dessa raiz, porque ela possui ferro, o que estimula a produção de glóbulos vermelhos.

Os benefícios da beterraba se manifestam inclusive no controle do colesterol, pois ela contém antioxidantes importantes (carotenoides e flavonoides), que contribuem na redução do colesterol ruim (LDL) e dos níveis triglicérides e previnem a formação de placas nas artérias, além de aumentar o colesterol bom (HDL). A fibra desse tubérculo consegue reduzir o colesterol de 30 a 40%.

Hipertensão

Doença que afeta muitas pessoas, a hipertensão pode ser controlada com a ajuda da beterraba, por ser rica em nitratos, substâncias que produzem óxido nítrico (NO2) no sangue. Este, por sua vez, auxilia na vasodilatação, diminuindo a pressão arterial do corpo.

Os efeitos positivos da beterraba também atingem o cérebro, já que, com o aumento do fluxo de sangue nos lobos frontais, há o estímulo à concentração e processos de perda de memória e demência.

Sistema digestivo

Para as pessoas que apresentam problemas gastrointestinais, a beterraba pode ajudar, porque ela possui pectina, um políssacarideo presente na parede celular dos vegetais, funcionando como um laxante. A fibra alimentar existente no tubérculo auxilia na digestão e melhora a evacuação.

Outro benefício desta raiz é contra a hipocloridria, caracterizada pelo baixo teor de ácido clorídrico no estômago, geralmente causado por stress, álcool e má alimentação.

Ela ainda previne problemas no baço e no fígado, devido à presença dos aminoácidos betaína e metionina, que ajudam no bom funcionamento do fígado, e do pigmento betacianina, importante no processo de desintoxicação, protegendo as células do fígado.

Diabetes

O papel da beterraba no diabetes é controlar o nível de açúcar no organismo. Isso é possível devido o alto teor de fibras da raiz e pelo fato de a taxa de conversão de glucose do tubérculo no corpo ser bastante baixo.

Câncer

Um grande benefício associado ao consumo de beterraba é a presença da já mencionada betacianina, um poderoso agente de combate ao câncer, pois reduz o metabolismo das células doentes. É essa substância que confere a coloração roxo-avermelhada à raiz. A beterraba contém, ainda, o fitonutriente proantocianidina, também anticancerígeno e que combate os radicais livres.

Inflamações

Segundo estudos, o aminoácido betaína diminui a quantidade de várias substâncias inflamatórias no organismo, reduzindo as chances de desenvolvimento de diversas doenças e os efeitos do envelhecimento.

Por fim, depois de todas essas vantagens que a beterraba apresenta, é bom lembrar que a folha da raiz também deve ser consumida, pois a maior quantidade dos sais minerais está presente nelas.