Conheça as propriedades da tangerina e seus benefícios

1.081 Visualizações
iStockphoto.com / AndreyGorulko Fruta apresenta propriedades nutritivas tanto nos gomos como na casca.

Já provou uma tangerina hoje? A fruta, bem popular no Brasil, pode ser encontrada com facilidade nos supermercados e em feiras de rua como: polkan, polkan extra, mexerica e mexerica cravo. Além da diversidade, o mais interessante da tangerina são os benefícios para a saúde, principalmente se considerarmos a quantidade de nutrientes em cada fruta. A tangerina, por exemplo, é uma ótima fonte das vitaminas A, B e C e também conta com bons níveis de cálcio, sódio, potássio, ferro e fósforo.

Esta combinação de vitamina C, fósforo e cálcio pode auxiliar o fortalecimento e crescimento de ossos e dentes e ainda contribuir diretamente para maior vitalidade dos vasos sanguíneos. Outro benefício de consumir tangerina, em relação à vitamina C, é que ela apresenta atividade antioxidante e ajuda a aumentar a imunidade da pessoa. Já a vitamina A atua na saúde dos olhos e da pele, principalmente para evitar infecções, e as vitaminas do complexo B têm papel fundamental para melhorar a vasorregulação e o metabolismo em si.

Outro diferencial é que tudo pode ser aproveitado da tangerina, inclusive o bagaço, pelo valor das fibras, e a casca da fruta, que, por sua vez, pode ser utilizada em geleias e doces e possui boa quantidade de bioflavonóides.

Benefícios da tangerina

É indicado o consumo de tangerina para pessoas de todas as idades, inclusive com a ingestão do bagaço, por facilitar a formação de resíduos que contribuem para o melhor funcionamento intestinal. Para tal, na hora de comprar a fruta, opte por tangerinas que não foram expostas ao sol, isso porque a luz solar em excesso pode prejudicar a qualidade dos elementos nutritivos, como a vitamina C. Preste atenção também na intensidade da cor da casca, que deve ser brilhante.