Conheça os benefícios em tomar água com limão

262 Visualizações

Veja o que a medicina ayurvedica diz deste hábito, cada vez mais comum entre pessoas que buscam uma vida saudável

De uns anos para cá, muitos sites e blogs de receitas naturais falam dos benefícios em tomar um copo de água morna com limão todas as manhãs. Desde então, muitas pessoas passaram a adotar este hábito matinal, que promete melhorias na digestão e no funcionamento do intestino.

Mas, será que tomar água morna com limão realmente funciona?

A resposta está na medicina ayurvedica. Esta medicina é praticada na Índia há milhares de anos e une práticas de saúde e bem-estar. O nome ayurveda vem do sânscrito e significa conhecimento da vida (ayur = vida / veda = sabedoria).

E de acordo com este conhecimento milenar, quando uma pessoa bebe água morna com limão, ela está alimentando o “fogo” da digestão, ou seja, alimentando o agni.

Agni é o fogo biológico que governa o organismo, sendo responsável pela boa digestão, absorção e assimilação de nutrientes e bom funcionamento do sistema imunológico. Portanto, quando agni é forte, todas as funções digestivas fluem sem problemas, melhorando aspectos como diarreia e prisão de ventre. Além disso, os flavonóides cítricos do limão ajudam os sucos biliares na decomposição dos alimentos, auxiliando assim o processo digestivo. Ou seja: beber água morna com limão, pela manhã, manterá seu agni forte. Se quiser adicionar uma lasquinha de gengibre, melhor ainda, uma vez que ele é anti-inflamatório e ajuda a acelerar o metabolismo.

Remédio para a imunidade

Outro benefício em tomar a água morna com limão, todas as manhãs, é que este hábito ajuda a elevar a imunidade do seu organismo, já que os limões possuem propriedades antimicrobianas e são uma boa fonte de vitamina C.

Ainda de acordo com a ayurveda, a água morna com limão também pode auxiliar na perda de peso. A fibra dos limões, misturada à água, ajuda a saciar a fome de forma saudável. Isso sem falar que o suco de limão ajuda na digestão e nas atividades metabólicas, fatores essenciais para um peso saudável.

Cuidados que se deve ter com a água com limão

A água com limão pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, mas é preciso tomar alguns cuidados, porque o ácido cítrico (presente no limão) pode desgastar o esmalte dos dentes. Para que isso não ocorra, nunca tome suco de limão puro e não coloque grandes quantidades de limão na água.

Uma dica para ajudar a minimizar os possíveis problemas do contato do limão com os dentes, é beber um copo de água logo após tomar a água com limão ou simplesmente usar um canudo, de preferência reutilizável.

Outro ponto a se observar, é que frutas cítricas podem causar azia. Portanto, se você tiver problemas estomacais, como gastrite ou azias recorrentes, a água com limão pode não ser ideal para você.