Conheça alguns cuidados com as suas roupas que ajudam o meio ambiente

149 views

Uma simples lavagem de roupas é algo simples, mas pode impactar negativamente o meio ambiente. Confira algumas dicas para tornar esta ação menos prejudicial ao planeta

Quando se fala em proteger o meio ambiente ou combater as mudanças climáticas, parece que esses assuntos estão muito distantes de nós. Mas, na verdade, não estão.

Cuidar do planeta, que é a nossa casa, é uma tarefa possível para cada um de nós, pois as pequenas ações também resultam em grandes feitos. Vamos pegar como exemplo a lavanderia – todo mundo tem um cantinho para lavar roupas em casa, não é mesmo? Saiba que é possível começar a proteção do planeta pela sua lavanderia.

É natural uma roupa se desgastar pelo uso, pelas lavagens, secagens etc. Quando isso acontece, pequenas partículas, muito imperceptíveis, se desprendem das peças e adivinhe onde elas vão parar? Nos rios e lagos até atingir os oceanos – o que pode ser bastante prejudicial aos ecossistemas marinhos e à vida selvagem. Além disso, essas microfibras podem até acabar no nosso prato, se comermos os peixes que se alimentam dessas partículas.

Um estudo de 2019 feito pelo WWF descobriu que ingerimos cinco gramas de plástico todas as semanas (o equivalente a um cartão de crédito), através da nossa comida, da água que bebemos e até mesmo do ar que respiramos.

Este pode até parecer um problema sem solução, mas existem algumas coisas que podemos fazer para melhorar este cenário. A seguir veremos três iniciativas que estão ao nosso alcance:

1. Escolha os melhores tecidos

Existem alguns tecidos que são feitos a partir de ingredientes naturais e, portanto, são biodegradáveis. Algodão orgânico, cânhamo e bambu são materiais versáteis e biodegradáveis, ​​bem mais amigáveis para o planeta.

Já tecidos como poliéster, acrílico e náilon, apesar de não amassarem com facilidade e secarem mais rápido, podem soltar pequenos fios imperceptíveis nas lavagens, que vão parar nos mares. Para evitar que isso aconteça, as roupas feitas nesses tecidos devem ser lavadas em temperaturas frias, de preferência com sabão líquido e em ciclos de lavagens mais curtos, para evitar o atrito entre as peças.

2. Use menos a máquina

Prolongar o uso de uma peça de roupa e aprender a lavar algumas peças na mão, são atitudes que contribuem para a saúde do planeta. Agora, se você não tem tempo, procure fazer lavagens mais curtas na máquina, assim você economiza energia, água e reduz o atrito entre as peças.

3. Evite a secadora de roupas

Para economizar energia de forma significativa, prefira secar as suas peças ao sol, no bom e velho varal. Esta é uma mudança simples que pode ter efeitos enormes no planeta – além de contribuir para uma grande economia de energia.

Existe um fruto de uma árvore que é capaz de substituir o sabão. Ele pode ser usado até na máquina de lavar roupas. Veja mais detalhes aqui.