Confira algumas dicas de artesanato com lacres de latinha

1.465 Visualizações
Artesanato com lacre de latinha
Foto: comofazeremcasa

Líder na reciclagem de latas de alumínio, com mais de 90% recicladas, o Brasil conta com muitos catadores desse material, que fazem da atividade uma profissão e vendem as latinhas em diversos locais. Apesar do alto índice de reaproveitamento, há um problema com os lacres dessas latinhas, que quando soltos, não tem destino certo.

Isso porque, aparentemente sem utilidade e valor comercial para a reciclagem, os lacres de latinhas de alumínio, quando soltos, normalmente são esquecidos e jogados fora depois do uso. O que muitos não sabem é que, apesar do pequeno porte e da aparente inutilidade, eles servem de matéria prima de muitos artistas plásticos e podem se transformar em diversos objetos.

Do artesanato com lacre de latinha podem sair de acessórios para uso pessoal a objetos de decoração, como luminárias, porta copos, entre outros. Para transformar o material em algo novo não é preciso muito, basta um pouco de criatividade.

Quem tem habilidade com trabalhos manuais, como crochê, pode optar por um artesanato com lacres de latinha diferente, que resulta em cortinas. Basta fazer pontos de crochê no entorno dos lacres, emendando um lacre no outro por meio da linha. O tamanho e a quantidade de tampas tem que ser equivalentes ao local onde será alocada a cortina.

Caso você não tenha habilidade com agulhas, pode incrementar os objetos que já possui em casa. Se fumar, por exemplo, pegue um cinzeiro e dê cara nova. Basta passar cola quente no lacre e colá-lo no objeto até completar.

Artesanato com lacre de latinha
Foto: cacareco

Outra opção é fazer um castiçal. Com uma lata de atum, já limpa, sem lacre e sem a tampa, cole com cola quente os lacres de latinha por toda a circunferência. Para finalizar, se quiser, passe uma fita de cetim entre os buracos dos lacres e finalize com um laço. Depois disso, basta acender uma vela para iluminar o ambiente.

Essa última dica, aliás, pode ser personalizada. Além de a vela ser de colorações diferentes para cada data comemorativa do ano, a cor da fita de cetim também pode variar. Assim, você teria vários tipos de castiçal em um único produto.