Aproveitamento e reuso da água da chuva

1.312 views
Chuva
Foto: navaneeth007

A água é um dos insumos mais importantes para as indústrias. O setor é o que mais realiza esforços para poupar esse recurso, pois além de ser usada como matéria-prima, serve para alimentar inúmeros sistemas de produção. A água é usada no resfriamento de máquinas, em sistemas de limpeza de maquinário e em diversas outras situações.

Reduzir o consumo por meio do aproveitamento da água da chuva representa uma significativa redução de custos para o setor. Então por que não estender o reuso da água da chuva às residências? A resposta está no custo.

O aproveitamento da água da chuva em uma residência, apesar de vantajoso para o meio ambiente, tende a trazer economia somente a longo prazo e infelizmente soluções para isso ainda não são tão acessíveis. Existe o custo de instalação dos equipamentos que vão atuar na captação e no armazenamento da água, que exige que o proprietário do imóvel providencie a construção de calhas captadoras e de uma cisterna, além da instalação de um sistema de filtragem. Afinal, nas cidades a água da chuva não é tão limpa a ponto de estar pronta para o consumo e somente após tratada ela pode servir para o uso das famílias.

Cisterna
Foto: mikecogh

Indústrias passaram a utilizar o reuso da água da chuva em maior escala, justamente por terem mais condições de investir em soluções a longo prazo para economia de água. Mas, isso não significa que não existam soluções para quem quer aproveitar a água da chuva. Uma solução simples para quem não dispõe de recursos financeiros para construir a estrutura é coletar a água da chuva em reservatórios e mantê-los fechados. Essa água coletada pode ser usada para regar plantas e jardins ou para a lavagem de áreas externas. No campo essa água acumulada ainda pode ser usada na agricultura ou para dar de beber aos animais.

Fazer o reuso da água da chuva também pode ser útil em regiões nas quais o sistema de abastecimento é ineficiente. Diversas comunidades instaladas em pontos elevados dependem do bombeamento da água feito pelas empresas de abastecimento, serviço que consome energia e nem sempre é feito de maneira regular. A instalação de equipamentos residenciais para o reuso da água da chuva reduziria essas dificuldades.