16 maneiras de reduzir o consumo de plástico

8.052 Visualizações

O mundo precisa de mais consciência ambiental, não é? Uma boa alternativa para valorizar a natureza e evitar que cada vez mais produtos industrializados sejam jogados no meio ambiente é através da reeducação dos hábitos de consumo.

No post de hoje vamos apresentar 16 maneiras de reduzir o consumo de plástico com medidas simples que podem ser aplicadas no dia a dia. Confira!

Fonte: Flickr / Mylla Ghdv Você não precisa de canudo para tomar sua bebida. Evite pedi-los em restaurantes.

1) Evite o uso de canudinhos de plástico: quando for a um restaurante, ou mesmo durante o happy-hour após o trabalho, evite pedir ao garçom o tradicional canudinho. Tenha a mesma atitude quando solicitar delivery em sua casa.

2) Reutilize sacolas de plástico: voltou do supermercado com duas ou mais sacolinhas de plástico? Não jogue fora! Reutilize como saco de lixo na cozinha, escritório e nos banheiros da casa.

3) Diga não à goma de mascar: pouca gente sabe, mas as gomas de mascar contêm plástico na fórmula. Além de prejudicar a natureza sempre que a jogamos fora, o plástico pode até ser tóxico em determinados casos quando não são realizados procedimentos de segurança e qualidade na fabricação. A dica é reduzir o consumo aos poucos e lá na frente parar de vez.

4) Compre caixas, não garrafas: sabe quando vamos ao supermercado e encontramos, por exemplo sabão em pó em caixas de papelão e também em garrafas de plástico? Prefira produtos em caixas, pois a reciclagem é mais simples, barata e rápida.

5) Compre a granel: se conseguir comprar arroz, feijão e grãos a granel, aproveite. O produto será o mesmo e você estará evitando embalagens de plástico. Uma dica é reutilizar sacolas de plástico que ficaram guardadas após sua última compra.

Fonte: casa.abril.com.br Prefira potes de vidro aos de plástico para armazenar alimentos.

6) Prefira potes de vidro: na hora de comprar um produto no supermercado, prefira aqueles em potes de vidro. Além de fazer bem a natureza, você também estará garantindo um item mais duradouro e seguro para armazenar alimentos e outros produtos.

7) Reutilize copos e garrafas: todo ano mais de 1,5 milhões de toneladas de plástico são utilizadas para produção de garrafas de água. A dica é reutilizar a mesma garrafa por mais tempo, basta encher novamente sempre que ficar com sede.

8) Utilize seus próprios potes e recipientes: ao levar para casa o que sobrou do jantar no restaurante, ou do almoço na casa de parentes, utilize seus próprios recipientes. Evite ter que comprar mais e mais potes de plásticos sempre que precisar transportar alimentos de um ponto a outro.

9) Utilize fósforos: um isqueiro pode demorar muitos anos para ser completamente absorvido pela natureza, justamente pela quantidade de plástico. Se possível, utilize fósforo na hora de cozinhar ou se precisar de fogo fora de casa.

10) Evite congelados: um dos maiores vilões da natureza quando falamos no consumo de plástico é a embalagem do alimento congelado. Mesmo aqueles chamados de “sustentáveis” podem contar uma fina camada de plástico. Reduza o consumo aos poucos e evite até passar por esta área nos supermercados.

11) Reduza o uso de descartáveis: sim, é melhor utilizar copos, pratos e talheres descartáveis do que precisar de água potável para lavar a louça. A dica, todavia, é reutilizar o mesmo copo descartável durante um jantar ou os mesmos talheres na hora da sobremesa.

12) Valorize mais embalagens retornáveis: se você for comprar frutas, por exemplo, e elas vierem embalagens retornáveis, agradeça. Elas poderão ser utilizadas novamente, por você mesmo, quando voltar ao local para comprar novas frutas.

13) Fraldas de pano: estima-se que mais de 80 mil quilos de plástico sejam utilizados nas fraldas descartáveis que são jogadas fora por ano nos EUA. Além disso, ao utilizar fraldas de pano você estará evitando que a pele de seu bebê entre em contato com as composições químicas do produto descartável.

Fonte: Dispack Reduza o uso ou reutilize copos, pratos e talheres de plástico.

14) Prefira o fruto ao suco de fruta: sentiu vontade de tomar um suco de laranja? Coma uma laranja. O mesmo vale para todas as frutas em abundância que temos no Brasil. Além de evitar a compra de garrafas plásticas, você também estará consumindo um alimento mais rico em antioxidantes e vitaminas.

15) Bolsas térmicas: pensando em fazer um piquenique? Não leve copos de plástico, ou embalagens de plástico para proteger sanduíches ou doces. Coloque tudo bem organizado em uma bolsa térmica. A natureza agradece.

16) Diminua os produtos de limpeza: sabia que dá para realizar grande parte das tarefas rotineiras de limpeza sem precisar comprar garrafas e mais garrafas de plástico de limpa-telha, limpa-banheiro, limpa-vidro, etc.? Muitos dos trabalhos podem ser executados com bicarbonato de sódio e vinagre, basta saber como utilizar e a medida exata para cada situação.