Material inovador promete acabar com o desperdício de alimento nas embalagens

665 Visualizações
Fonte: Reprodução A novidade põe fim ao desperdício de alimento nas embalagens – e ao sufoco na hora de tirar as últimas gotas.

Todo mundo sabe como é difícil tirar aquele finzinho dos frascos de produtos como ketchup, mostarda, mel… A batalha de ‘chacoalhões’ e batidinhas no fundo da embalagem quase sempre termina com o restinho de produto intacto no recipiente, para a nossa frustração.

Para se ter uma ideia, esse desperdício é tão comum que existe uma estatística que mostra a quantidade que é deixada para trás em cada tipo de produto. A pesquisa da Consumer Reports revelou que até 25% das loções para pele, 16% dos detergentes líquidos, 13% do creme dental e 15% condimentos vão para o lixo junto com suas embalagens.

Mas este desperdício pode estar com os dias contados, graças a uma novidade criada pelo professor de Engenharia Mecânica do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts), Kripa K. Varanasi. Conhecido como LiquiGlide, o material desenvolvido age como um lubrificante no interior do invólucro, permitindo que o conteúdo deslize com facilidade.

O resultado é bastante semelhante ao de quando um líquido entra em contato com um produto hidrofóbico. A diferença é que, enquanto a tecnologia hidrofóbica repele a água através de uma camada de ar, o LiquiGlide utiliza um líquido que preenche os espaços entre a textura do material, tornando-o mais liso.

Além de diminuir o desperdício de alimentos, este revestimento antiaderente dispensa o uso de tampas de aperto e bombas para ajudar a remover o produto da embalagem, eliminando o consumo de toneladas de plástico que acabam descartadas em aterros sanitários.

Além disso, sem resíduos de produto, a embalagem pode ser encaminhada para a reciclagem mais facilmente, sem que haja a necessidade de lavá-las.

Veja como funciona: