As teorias sobre a origem da vida na Terra

1.884 Visualizações
Fonte: Wikimedia Muitos estudiosos tentam explicar através de teorias e experimentos a origem da vida na Terra.

A Terra vem evoluindo há mais de 3 bilhões de anos  e com isso transforma pequenos microrganismos em uma enorme variedade de seres vivos. Como isso aconteceu, no entanto, ainda é incerto.

Conheça algumas das teorias que justificam a origem da vida na Terra:

Faísca Elétrica – O experimento de Miller-Urey, datado de 1953, sugere que  faíscas elétricas podem ter sido fundamentais para a construção da vida na Terra, por poderem gerar aminoácidos e açúcares quando atingem um ambiente carregado com água, metano, amônia e hidrogênio.

Barro – De acordo com o químico orgânico Alexander Graham Cairns-Smith, da Universidade de Glasgow, na Escócia, as primeiras moléculas de vida podem ter sido encontradas na argila, uma vez que essas superfícies além de manter compostos orgânicos juntos, auxiliam a organizá-los em padrões semelhantes aos nossos genes.

Depositphotos Uma das teorias defende que a vida teria sido originada de compostos orgânicos conservados no gelo.

Teoria da ventilação – Essa teoria diz que a vida pode ter começado dentro dos respiradouros hidrotermais submarinos, que expelem moléculas ricas em hidrogênio. Em contato com recantos rochosos essas moléculas teriam agido como catalisadores minerais.

Gelo – Há 3 bilhões de anos atrás, quando os oceanos eram cobertos por gelo, vários compostos orgânicos frágeis podem ter sido conservados da luz ultravioleta e da destruição de impactos cósmicos, água abaixo.

Começo complexo – O RNA pode armazenar informações como o DNA, e servir como enzima, assim como as proteínas, ajudando na elaboração de novos DNA e proteínas.

Começo simples – Diferente do que sugere a teoria do RNZ, de que a vida se desenvolveu por meio de moléculas complexas, ela pode ter sido iniciada por moléculas menores. Assim, a interação entre elas fomentaria novos ciclos de reações.

Panspermia – Na teoria mais aceita, a vida não começou na Terra, mas  foi trazida para cá de outros lugares no espaço, via meteoritos.