Startup brasileira desenvolve teste para Covid-19 que fica pronto em 15 minutos

112 views

Estima-se que os testes estejam disponíveis para a população a partir da segunda semana da abril

A startup de Curitiba Hi Technologies, especializada em exames laboratoriais, está desenvolvendo um teste mais rápido para identificar o COVID-19 capaz de revelar o resultado em apenas 15 minutos.

O teste é feito de forma remota, com a amostra de sangue coletada numa cápsula e introduzida com reagentes num dispositivo portátil. Os dados coletados são transmitidos instantaneamente para um laboratório físico, onde são processados com uso de algoritmos, antes da emissão de um laudo. O resultado sai em até 15 minutos, ao custo de 130 reais, de acordo com a empresa. O nível estimado de precisão do teste da Hi é de 93% a 98%.

A princípio, o Estado de São Paulo será priorizado com os testes, uma vez que a maioria dos casos confirmados de COVID-19 estão neste estado. Segundo o co-fundador e CEO da empresa, Marcus Figueredo, o teste foi validado em março e o primeiro lote deve estar pronto a partir da segunda semana de abril. Todos os cerca de 130 funcionários da empresa, incluindo farmacêuticos e engenheiros de medicina, se concentraram neste momento em fazer e entregar os testes.

De acordo com a empresa, como os testes para o Covid-19 estão em fase de produção, os locais que irão disponibilizá-los ainda não foram divulgados. Eles ressaltam ainda que, em breve, divulgarão em seus canais de comunicação a lista de locais que realizarão o teste.

Criada em 2017, a Hi Technologies se apresenta como uma healthtech, plataforma de tecnologia de serviços de saúde. A empresa afirma que já está trabalhando com seu sistema de laboratório portátil com redes de farmácias incluindo RD, Pague Menos e Panvel para detecção de doenças como Aids, Zika, Chikungunya, dengue, hepatites e diabetes.

Para mais informações, acompanhe os canais de comunicação da empresa.