Regular o metabolismo ajuda a evitar doenças

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Se você é sedentário, mas busca uma melhor qualidade de vida, confira essas dicas

É cada vez mais comum os médicos alertarem as pessoas sobre a importância de incluir a prática de atividades físicas no dia a dia, para alcançar uma melhor qualidade de vida e prevenir doenças, como a obesidade e doenças cardíacas.

A prática de exercícios também auxilia no bom funcionamento do organismo, traz bem-estar, regula o sono e ajuda a manter o peso corporal. O ideal, segundo os especialistas, é manter uma rotina constante de exercícios, para que o corpo se ajuste ao movimento, promovendo uma regularização do metabolismo.

Se você ainda é sedentário mas deseja entrar de vez na rotina de atividades físicas, confira essas dicas do médico cirurgião vascular e triatleta amador, Gustavo Solano:

1. Escolha uma atividade que te dê prazer

Não adianta ir para academia ou praticar qualquer atividade contra a própria vontade. A dica é buscar exercícios que proporcionem algum prazer. O leque de opções é grande, indo de caminhadas regulares a esportes de maior impacto, como futebol, corrida, natação, entre outros. Correr ou pedalar com um visual bacana e ouvindo uma boa música também pode ser prazeroso.

2. Convide um familiar ou amigo

Praticar exercícios na companhia de alguém é sempre mais agradável. Ter um amigo ou familiar junto de você pode te incentivar quando sentir preguiça. Fazer parte de uma assessoria esportiva também é uma boa dica!

3. Invista em acessórios para ajudar nas atividades físicas

Outra forma de motivação é ter acessórios apropriados para a prática de exercícios. Pode ser um tênis adequado para correr, vestuário esportivo ou algo mais específico, como meias de compressão graduada para prática de atividades físicas. Existem produtos destinados à melhora do desempenho na realização de atividades, como meias de compressão, que são especialmente desenvolvidas para a recuperação muscular. Os acessórios evitam que o desgaste do corpo impeça a continuidade da prática esportiva.

4. Controle a alimentação

É fundamental controlar a alimentação e investir em alimentos saudáveis, principalmente à noite. Alimentos gordurosos e calóricos devem ser evitados, porém, se o consumo existir, deve acontecer nas primeiras refeições do dia, quando o corpo ainda terá tempo para queimar essas calorias.

5. Estabeleça metas e recompensas

A adaptação do organismo aos exercícios deve ser gradativa. Não adianta pensar que, repentinamente, uma pessoa sedentária irá cinco vezes por semana à academia ou correr 30 Km em uma semana. Forçar o corpo a isso vai gerar estresse e poderá causar lesões, aumentando a chance de abandono da atividade. As metas precisam ser graduais. Por exemplo, no primeiro mês, se exercitar ao menos duas vezes por semana. No segundo mês, três vezes, e assim por diante, até que se estabeleça uma rotina regular de exercícios. Se você é praticante de corrida, natação ou ciclismo inscreva-se em uma prova curta e procure uma assessoria para te ajudar a manter o estímulo à prática esportiva.