Conheça três alimentos que ajudam a reforçar a imunidade

156 views

Nesta época do ano é importante cuidar da alimentação para elevar a imunidade. Conheça três alimentos que não podem faltar no seu prato!

Estamos no outono e, nesta época do ano, é bastante comum as pessoas apresentarem problemas respiratórios como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia.

Estas infecções ocorrem principalmente quando o organismo está com a imunidade baixa, por isso, é importante cuidar da alimentação e manter o organismo h idratado, principalmente nesta época do ano. E, para dar uma forcinha, nós selecionamos três alimentos que são fundamentais para a sua saúde. Confira mais detalhes:

1. Tangerina (mexerica)

Seja mexerica ou tangerina, o que importa é que esta fruta – que já começa a aparecer nas feiras livres e supermercados – não pode faltar no cardápio de quem deseja uma boa imunidade. Com alto teor de Vitamina C, A (que ajudam a reforçar as defesas do organismo) e do Complexo B, além de Betacaroteno (provitamina A) e fibras, as tangerinas também possuem sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, sódio, potássio e magnésio.

A tangerina também possui ação diurética, calmante e anti-inflamatória, além de ser ótima para quem sofre de prisão de ventre – por causa do bagaço, que é rico em fibras. É bastante indicada em casos de tosse e febre.

2. Gengibre

Entre os muitos benefícios do gengibre, está a capacidade relatada de ajudar a combater infecções e aliviar as dores nas articulações e nos músculos – sintomas comuns de muitas doenças.

O gengibre é ainda bastante utilizado no tratamento contra gripes, tosse e resfriado. Banhos e compressas quentes de gengibre, são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite (inflamação nas articulações), dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e prevenir o câncer de intestino e ovário.

3. Alho

Esse ingrediente, que é tão comum nas cozinhas do todo o país, também é popular nas listas de alimentos com bom suporte imunológico. O alho possui algumas vitaminas como: A, B1, B2, C, além dos minerais cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selênio, sódio e zinco.

Mas o princípio ativo do alho que é responsável pela ação biológica na defesa do organismo chama-se alicina. O alho fresco fornece a aliina, um aminoácido sulfurado que se transforma em alicina, após a ação de uma enzima chamada aliinase.

Por isso, a melhor forma de aproveitar ao máximo as suas propriedades, é consumir o alho triturado, amassado ou picado, deixando-o por 10 minutos em repouso antes do preparo. Esse é o tempo para permitir a ação da aliinase,  processo que converte a aliina em alicina.