Versão do Arbnb aproxima refugiados e pessoas solidárias

371 views
Divulgação / Refugees Welcome Outros países têm mostrado interesse em aplicar o projeto.

O mundo está em choque com a imagem da criança síria morta na praia e também de vários outros refugiados implorando por um lar. Neste cenário, enquanto surgem ideias da construção de um muro entre EUA e México e de ataques contra estrangeiros em muitos países europeus, algumas iniciativas positivas têm se destacado.

É o caso do Refugess Welcome, um serviço semelhante ao Airbnb e que tem como objetivo aproximar famílias alemãs dispostas a oferecer abrigo aos refugiados da Síria, Afeganistão, Nigéria entre outros países. Até o momento, das mais de 700 pessoas cadastradas no sistema idealizado por um grupo alemão, 26 já vivem em moradias alemãs.

“Azad é iraquiano e me conta sobre seu país o tempo todo e consegue explicar o contexto da situação em seu país usando termos simples. Eu já aprendi um bocado com ele e gosto muito de ouvir suas histórias“, disse ao jornal The Guardian o professor alemão Johann Schimdt, que abriu as portas de seu apartamento em novembro de 2014 para o refugiado.

Todos os gastos da hospedagem são custeados por doações feitas no site da Refugess Welcome e também em centros especializados no atendimento a refugiados.
O jornal americano divulgou que o grupo idealizados do projeto está impressionado com o número de pessoas que têm se oferecido para ajudar. Inclusive países como Grécia, Portugal e Escócia, Austrália e EUA têm procurado mais informações sobre o site.