Semana do Meio Ambiente: Você Conhece?

392 Visualizações
Plantar árvore
Foto: tangysd

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo da data é chamar a atenção e promover a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Este dia foi criado em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Essa foi a primeira vez que o tema da sustentabilidade entrou na agenda global de desafios a serem solucionados.

Em 27 de maio de 1981 o governo brasileiro, sob a presidência de João Batista Figueiredo, estabeleceu a Semana Nacional do Meio Ambiente, no mesmo período do Dia Mundial, com o intuito de incentivar os brasileiros a participar da preservação do patrimônio natural do país.

Com ações de diversas empresas e instituições ambientalistas, a data também ajuda a sensibilizar as pessoas mediante as questões ambientais, educando-as e incentivando-as a fazer parte das transformações em prol de um futuro mais seguro e mais próspero para todas as nações.

É o momento de parar para pensar no quanto se retira do meio ambiente e no quanto se repõe. E de refletir em quantas vidas foram devastadas pela ambição do homem em fortalecer a sua economia.

Reciclagem
Foto: viradadigital

Conferências como a Rio+20 podem continuar a acontecer, mas a situação ambiental do mundo só mudará quando todos os cidadãos fizerem a sua parte diariamente, em pequenas atitudes, nas escolhas de consumo e na participação política. Mudanças simples nos hábitos, como separar lixo para reciclagem, evitar sair de carro sempre que possível e fechar a torneira para escovar os dentes, já podem fazer a diferença.

Atitudes como essas podem parecer pequenas e irrelevantes quando se considera o quadro ambiental do mundo, porém, é preciso considerar que talvez a situação estivesse diferente se as pessoas já tivessem valores de preservação do meio ambiente desde os primórdios.

Cuidar da fauna e da flora do seu país é mais do que uma responsabilidade como cidadão, é uma responsabilidade como ser humano. A igualdade deve estar presente quando se compara todos os tipos de vida, pois cada ser vivo merece respeito.

Cada planta e animal do planeta tiveram a sua contribuição na evolução da espécie humana. Todavia, isso não é levado em conta. Durante muitos anos o homem viveu com o pensamento de que os recursos naturais estavam ali para serem retirados e usados como bem entendessem.

Arara Azul
Foto: Ana Cotta

Agora, com o aquecimento global, e as mudanças climáticas, com centenas de espécies de animais em extinção, é o momento de perceber que as sociedades, sejam elas de países desenvolvidos ou subdesenvolvidos, não sobreviverão se a temperatura do mundo aumentar demais, se não houver água potável e se o solo não puder mais ser cultivado.

A Semana Nacional do Meio Ambiente deve rever todos os aspectos da degradação e da restauração ambiental. O mundo ainda pode ser salvo. É por isso que o governo, as instituições e ONGs ambientalistas convidam cada cidadão disposto a cuidar do planeta para as futuras gerações a trabalharem juntos como agentes da preservação.