O que é Sustentabilidade?

1.049 Visualizações
Planeta
Foto: lwr

Podemos definir sustentabilidade como as ações que suprem as necessidades humanas atuais sem degradar o meio ambiente, garantindo assim o futuro do planeta, dos ecossistemas e da própria humanidade. Além de compreender o que é sustentabilidade, é preciso saber como ser sustentável.

Ser sustentável é modificar seus hábitos, tanto de consumo, quanto no estilo de vida, de forma a não retirar do meio ambiente mais do que ele pode dar. Não consumir mais água e energia do que o necessário, por exemplo, e não estimular o desmatamento quando tem consciência que uma árvore demora décadas para crescer.

O termo foi usado pela primeira vez em 1987, em um livreto chamado Our Common Future, publicado pela ex-primeira ministra da Noruega, GroBrundtland, no qual ela relacionava o meio ambiente com o progresso, dizendo: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.

Desse modo, agir de forma sustentável é responsabilidade de todos os cidadãos, tanto dentro de suas casas, no seu modo de viver, quanto no seu trabalho e na gestão da sua empresa. É quando cada indivíduo faz a sua parte para que os recursos naturais não se tornem escassos, para que haja a continuidade na relação humana com o meio ambiente.

Sustentabilidade
Foto: itzpranav

Pode-se dizer que sustentabilidade é um termo utópico, um equilíbrio perfeito entre o homem e a natureza, porém, a mera existência humana impacta o meio ambiente, não é possível ser 100% sustentável, mas, é possível trabalhar para ser o mais sustentável possível. Esta é a ideia que deve permanecer em nossas mentes e nortear as nossas atitudes como indivíduos e sociedade.

As bases da sustentabilidade

Entendendo o que é sustentabilidade, não fica difícil compreender seus termos derivados.

Sustentabilidade social: diz respeito à relação entre os seres humanos, a redução da desigualdade social, a valorização dos indivíduos, o acesso à educação, ao saneamento básico, à alimentação.

Sustentabilidade ambiental: trata-se do capital ambiental, ou seja, da valorização, preservação e reestruturação dos componentes dos ecossistemas. Seria o não impacto ao meio ambiente ou a minimização deste impacto.

Sustentabilidade econômica: está relacionada à produção de bens de consumo e a geração de riquezas desde que distribuídas igualmente entre a sociedade. É a possibilidade de evoluir permitindo que as demais pessoas também possam.

Todas estas vertentes fazem parte do chamado tripé da sustentabilidade: economia, sociedade e meio ambiente, fundamentais ao chamado desenvolvimento sustentável, inerentes e por vezes concorrentes. Para alcançar o desenvolvimento sustentável é preciso equilibrar estes fatores, ter crescimento econômico, reduzindo os impactos à natureza e valorizando a sociedade, este é o grande desafio imposto pela palavra sustentabilidade à nossa sobrevivência.