São Paulo inaugura ponte com espaço para pedestres e ciclovia

644 views
Cesar Ogata/ SECOM Estimativa é que 2.000 veículos passem pela ponte por hora.

Os moradores da zona sul da capital paulista contam agora com uma nova opção de via para transitar como pedestres e pedalar nas bicicletas na região. Trata-se da inauguração da ponte Laguna, entregue no dia 04 de maio, que faz a ligação entre a rua Laguna e a Marginal Pinheiros (passando por cima do próprio rio Pinheiros), fazendo a travessia de quem vem do sentido Granja Julieta para a região do Morumbi.

A nova ponte construída pela prefeitura paulistana tem como objetivo estimular os moradores locais a utilizarem novas alternativas de transporte na região, desafogando o alto fluxo de veículos que transita na Ponte João Dias (sentido Interlagos), que conta também com o alargamento da avenida Chucri Zaidan e a instalação de um corredor exclusivo para ônibus. Com a nova ciclovia, pedestres e ciclistas terão acesso ao Parque Burle Marx através do trajeto, tornando o lazer uma alternativa muito mais próxima dos cidadãos.

No evento que marcou a abertura da ponte, o prefeito Fernando Haddad falou a respeito da importância deste novo espaço para a população: “Além de aumentar a mobilidade, estamos integrando todos os parques do entorno do rio Pinheiros. O Parque do Povo, o Villa-Lobos, o Ibirapuera e agora o Burle Marx estão ligados por malha viária e cicloviária, o que permite mais lazer”.

Atualmente, cerca de 6.000 automóveis trafegam por hora na ponte João Dias e 5.300 na ponte do Morumbi, respectivamente. Com a inauguração da ponte Laguna, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estima que 2.000 veículos passem a utilizá-la por hora. As obras agora continuam para prolongamento do complexo viário Chucri Zaidan, que se estenderá até a Avenida João Dias.