Quatro atitudes que ajudam a poluir menos quando você viaja de avião

248 Visualizações

Viajar de avião é rápido e prático, mas também é ação que contribui para a emissão de gases do efeito estufa e o agravamento das mudanças climáticas.

Ao fazer a viagem nesse meio de transporte, o passageiro responde pela emissão de 285 gramas de dióxido de carbono (CO²) por quilômetro. Para comparar com uma viagem feita de trem, por exemplo, são emitidos 14 gramas de CO². Os cálculos, feitos pela Agência Ambiental Europeia (EEA, na sigla em inglês), são para um trem de cerca de 150 passageiros e uma aeronave com capacidade para 88.

No caso de aviões maiores, a emissão por passageiro cai, uma vez que o total é diluído por um número maior de pessoas e a média fica em pouco mais de 170 gramas de CO² por quilômetro, de acordo com um relatório da LSE (London School of Economics).

Além do CO², outro problema ambiental é a liberação de outros gases de efeito estufa, como vapor de água e óxido nitroso, que ocorre quando os aviões queimam combustível. Essas emissões ocorrem em grandes altitudes na atmosfera, onde o impacto é maior, devido a uma série de reações químicas.

Ao viajar de avião, algumas atitudes podem ajudar a reduzir sua emissão de carbono. Vejamos quais são elas.

Não exceda sua bagagem

Cada objeto carregado em um avião faz com que ele fique mais pesado e, quanto mais ele ficar, mais combustível será necessário.

Ao fazer as malas, analise se é possível deixar algumas roupas ou acessórios em casa.

Prefira voos sem escala

Os aviões usam a maior parte de seu combustível quando decolam e quando aterrissam.

Se você puder voar sem escalas até o seu destino, sua emissão de carbono será menor.

Um Boeing 747 usa, aproximadamente, quatro litros de combustível por segundo. Durante um vôo de 10 horas, a aeronave pode consumir cerca de 150 mil litros.

Opte por assentos mais baratos

Um estudo do Banco Mundial de 2013 mostrou que se você voa em classe executiva ou na primeira classe, você responde por pelo menos três vezes mais emissões de gases de efeito estufa do que às que emitiria se viajasse em classe econômica.

Na seção econômica há mais assentos, por isso mais passageiros podem ser transportados com o mesmo combustível.

Use o seu aeroporto local

Se você vai para o aeroporto de carro, emite mais gases de efeito estufa ao queimar mais combustíveis fósseis do que se for de trem, por exemplo, ou se usar um terminal mais próximo.

Viajar em um carro com 4 pessoas emite 42 gramas de CO² por passageiro por quilômetro, segundo a Agência Ambiental Europeia. Os números variam consideravelmente dependendo da eficiência energética do veículo.