Projeto de reciclagem de garrafa PET fabrica vassouras

4.528 views
garrafa PET
Foto: Santoantoniodapatrulha

As garrafas PET podem ser reutilizadas de diversas maneiras, de artigos artesanais de decoração – como já mostramos aqui no site – à matéria-prima para a indústria têxtil, as embalagens plásticas estão entre os principais materiais reciclados no país. O último Censo da Reciclagem PET, realizado em 2012 pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), apontou que 57,1% do total de garrafas descartadas pelo consumidor são destinadas à reciclagem. Deste montante, boa parte se torna matéria-prima para ideias inovadoras e criativas.

Além dos benefícios ambientais, a reciclagem de garrafas PET tem inspirado iniciativas empreendedoras em todo o país. Em Campos dos Goytacazes, município do norte fluminense, um projeto inovador, que tem gerado renda para dezenas de famílias, utiliza esse material na produção de vassouras. Com um processo de fabricação simples, as vassouras ecológicas são ótimas opções para o reaproveitamento das embalagens, e ganham o mercado pela sua resistência e durabilidade.

Coordenado pelo pesquisador Romeu e Silva Neto, do instituto ISECENSA (Instituto Superior de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora), o projeto, que recebeu o nome de Fábrica-Escola de Vassouras Ecológicas, tem servido de modelo para outras iniciativas no estado. Na Rocinha, um projeto de reciclagem de garrafa PET, inspirado no exemplo da Fábrica-Escola, será implantado nos próximos meses e já conta com o apoio dos moradores. Além de gerar renda, a iniciativa visa acabar com o descarte das garrafas dentro da comunidade, hábito que tem gerado problemas como a proliferação de doenças e entupimento de valas.

Projeto Rocinha
Projeto da Rocinha – Foto: fmanha

Se por um lado o valor baixo das garrafas no mercado não tem estimulado sua coleta, o reaproveitamento criativo, como este mostrado nos exemplos, que dá ao material diferentes e inovadoras utilidades, pode ser a solução para aumentar ainda mais o número de embalagens PET pós-consumo destinadas à reciclagem e acabar com os problemas provenientes de seu descarte na natureza.