Projeto convida as pessoas a conhecerem São Paulo de bicicleta

295 views
Divulgação Público pode escolher entre seis rotas diferentes.

Dificilmente o famoso tour pela cidade fica de fora da programação de quem faz uma viagem. Dedicar algumas horas do dia para conhecer melhor a histórias e os pontos mais importantes otimiza o tempo e ainda rende belas fotos.

Mas que tal fazer este passeio pedalando? Já que ideias para tornar a mobilidade urbana mais sustentável tem se tornado pauta em todos os lugares, trocar o ônibus de excursão ou a van pela bike pode ser uma maneira bacana de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Em São Paulo essa possibilidade existe por meio do Bike Tour SP. O projeto que tem por proposta oferecer passeios ciclísticos gratuitos na cidade de São Paulo. O objetivo do Bike Tour SP é ser um passeio turístico, mas seus organizadores afirmam que 95% das pessoas que adotam o passeio são paulistanos.

De acordo com o site oficial, os idealizadores do projeto, os irmãos André e Daniel Moral, decidiram criar o BikeTour depois que Acndré conheceu uma iniciativa semelhante na Espanha. Ao todo são oferecidas seis rotas: Centro Novo, Centro Velho, Av. Paulista, Faria Lima, Parque Ibirapuera e Vila Madalena, a última percorrida com bicicletas elétricas.

Passeios não possuem restrições

Os tours contam na maior parte dos caminhos com a estrutura das ciclofaixas e não oferecem grandes dificuldades mesmo a quem não costuma pedalar. Pessoas com mobilidade reduzida também podem participar, já que existem hand bikes e trenzinhos de até três lugares puxados pelas bicicletas dos monitores. Todos os participantes usam capacetes que possuem fones de ouvindo pelos quais são transmitidas informações sobre os pontos turísticos das rotas escolhidas.

Para participar os organizadores pedem a contribuição de 2kg de alimentos não perecíveis que são doados a instituições de caridade como o Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes. Em dois anos de projeto, já foram arrecadados mais de 13 toneladas de alimentos. No dia das crianças o abrigo Missão Cena foi contemplado não somente com as doações usuais, mas, também com o passeio de 40 crianças que curtiram a inauguração da rota.

Atração especial para as crianças

Em outubro o BikeTour criou o Bike Kids, uma forma de aproximar as crianças das histórias er construções da cidade paulistana. A Bike Trailer que transporta os pequenos passageiros teve sua pintura externa feita pelo grafiteiro Tinho, que procurou retratar as crianças da região central da cidade em suas obras.

O Bike Kids é itinerante e percorre as seis rotas que existem no projeto.