Europa terá ciclovia de 70 mil km ligando 43 países

398 Visualizações
Imagem: Federation European Cyclists’ Mapa com todas as rotas da EuroVelo.

Cada vez mais brasileiros, principalmente aqueles que vivem em grandes cidades, têm optado pela bicicleta na hora de se deslocar em ruas e avenidas. Porém, o que é novo por aqui, já é um hábito de décadas na Europa e eles seguem inovando. A novidade agora é que será construída uma ciclovia com mais de 70 quilômetros e passará por 43 países. É a “EuroVelo”.

Serão 14 rotas com tamanhos diversificados e que poderão ser aproveitadas por ciclistas/turistas que desejam percorrer grandes distâncias (entre um país e outro) e também por moradores de comunidades locais que poderão viajar entre cidades vizinhas. Outro ponto positivo é que cada trecho receberá um nome condizente à história ou às paisagens das regiões. Um bom exemplo é a rota 14 (maior de todas) que terá o nome de “Cortina de Ferro” e ligará 20 países, dentre eles, Rússia, Noruega, Bulgária, Turquia e Alemanha, fazendo alusão ao período da Guerra Fria.

Imagem: Eurovelo.com Mapa da rota “Cortina de Ferro”.

Quem tiver interesse em conhecer mais detalhes sobre a ciclovia de 70 km, que será concluída até 2020, pode acessar o site da Federação Europeia de Ciclistas. Lá é possível ver alguns trechos já prontos e ainda um mapa interativo de como ficará a ciclovia após sua conclusão.