Stockphoto.com / edsongrandisoli Selo vai reconhecer as empresas que fazem a extração consciente de matérias-primas.

Foi lançado, em março deste ano, o Origens Brasil®, um selo que vai embalar produtos com origem nativa de regiões estrategicamente fundamentais para o controle do desmatamento. O objetivo é transparecer a responsabilidade dos meios de produção com a conservação de áreas importantes em aspectos culturais, econômicos e, claro, ambientais.

A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto Socioambiental (ISA) em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, o Imaflora. A ideia do projeto é fazer uma vinculação de produtos naturais que utilizam matéria-prima de territórios de diversidade socioambiental (Amazônia, Rio Negro, Xingu e Ribeira) com as empresas responsáveis pela extração consciente e legalizada dos recursos.

Reprodução Origens Brasil/ Imaflora QR Code permite que consumidor consulte as origens do produto.

O selo Origens Brasil® começará a valer, primeiramente, para mercadorias com matéria-base oriunda do Xingu. O motivo de escolha pela região se deu pelo grande acervo de informações e valores socioambientais valiosíssimos que o Xingu carrega para o Brasil e o mundo. Para se ter uma ideia, atualmente o Xingu conta com mais de 26 milhões de hectares em áreas protegidas, onde vivem diversas comunidades indígenas – que carregam suas tradições em mais de 25 dialetos diferentes.

Em relação ao funcionamento do sistema do selo, a partir de agora, as novas etiquetas receberão uma imagem em QR Code (Quick Response) para que o consumidor possa consultar (via plataforma digital) as origens do produto. Nesta consulta, é possível obter informações como: matérias-primas utilizadas, local de origem, cultura nativa, entre outros.

Para tocar o projeto, a Origens Brasil® conta com o apoio de parcerias de diversos seguimentos, como a Wickbold (fabricante de pães), a Rede Pão de Açúcar, a Firmenich (fragrância e aromas), entre outras. Com uma base governamental flexível à participação de novos interessados, o Imaflora, responsável pelo projeto, administra a divulgação do Origens Brasil® e o seu relacionamento com as marcas.

Para saber mais informações, acesse aqui.

Confira também um vídeo sobre a iniciativa: