Novo selo ambiental indicará a pegada de carbono e água de produtos

367 Visualizações
Stockphoto.com / Franck-Boston Selo informa as pessoas sobre as quantidades de carbono e água gastas na criação de novos produtos.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com a empresa britânica Carbon Trust, lançou este mês, o novo selo ambiental que promete conscientizar a população sobre a quantidade de carbono emitida e a água utilizada para dar origem a novos produtos.

Batizado de Sistema Brasileiro de Medição e Certificação da Pegada de Carbono de Produtos, o projeto tem como objetivo fortalecer a economia de baixo carbono mais rapidamente, sendo instalado na base dos sete principais setores de indústria no país (aço, alimentos, alumínio, cimento, tecidos, químicos e vidros). Através do sistema, o governo espera se juntar às empresas para análise dos dados recolhidos e reduzir os níveis de emissão do carbono.

Com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Brasileiro (MDIC) e patrocínio da embaixada britânica, o projeto é mais um a incentivar o país no desenvolvimento de novas alternativas sustentáveis. Assim como a Política Nacional de Mudanças Climáticas e o Plano Indústria.

Desta forma, a ABNT direciona seus holofotes para os meios de produção e processos industriais, com o objetivo de adaptá-los aos padrões ambientais adequados para o planeta. Vale destacar que a Carbon Trust é uma empresa independente de prestígio internacional, conhecida pelos serviços de consultoria prestados a governos do mundo inteiro, no qual apresentou novas ideias para redução do carbono.

Através do novo sistema, a expectativa é de que a indústria brasileira seja valorizada no mercado, sobretudo, no setor de energia renovável, destacando-se em relação as outras por sua responsabilidade ambiental – fator importante que promete movimentar a economia do futuro.