Moto que permite troca de bateria vai chegar à Europa em 2016

203 Visualizações
Divulgação / Gogoro Veículo tem uma autonomia de 160 Km.

A mobilidade urbana se tornou um dos temas mais importantes da atualidade, com iniciativas que buscam melhorar o tráfego nas grandes cidades e, principalmente, colaborar com o meio ambiente.

Neste contexto, as montadoras têm trabalhado arduamente na criação e implantação de veículos elétricos e híbridos, de modo que eles aliem tecnologia, inovação e sustentabilidade. É o caso da Gogoro, empresa de Taiwan, que acaba de lançar uma moto que conta com baterias recarregáveis. Assim, é possível trocar as baterias usadas por outras novas em alguns segundos.

Parecido com uma scooter, o veículo, que foi batizado de Gogoro SmartScooter, é fácil de consertar e não emite nenhum tipo de poluição. Ele acelera a cerca de 50 km/h em 4,2 segundos, com velocidade máxima aproximada de 100 km/h. Com as duas células de bateria, ela tem uma autonomia de 160 Km, suficiente para rodar diariamente nas cidades.

Divulgação / Gogoro Haverá estações onde você poderá depositar suas baterias vazias e pegar baterias cheias

A ideia dos idealizadores é espalhar carregadores de baterias pela cidade, por meio da rede Gogoro Energy Network. A rede será composta por máquinas de venda, chamadas de GoStations, onde você poderá depositar suas baterias vazias e pegar baterias cheias. Ao comprar a moto, você terá que assinar um plano de inscrição.

Para facilitar o acesso e permitir que apenas pessoas autorizadas possam utilizá-las, as baterias são compostas por mais de 25 sensores, conexão NFC e chave de criptografia de 256 bits. Elas são feitas com as mesmas células utilizadas nos carros da Tesla, pesam pouco menos de 10Kg e são do tamanho de uma caixa de sapatos.

Mas como saber onde estão essas redes?

Não contentes apenas com essa inovação, os idealizadores criaram um aplicativo para iOS e Android que informa aos usuários quando a bateria estiver acabando e, claro, onde há GoStations com baterias disponíveis próximas.

O programa permite, ainda, mudar a cor do painel da moto, conferir dados de velocidade e desempenho e muito mais. Além disso, uma chave Bluetooth trava e destrava a moto, abre o bagageiro e identifica o usuário nas estações de recarga.