Conheça o IslandWood: A perfeita união entre escola e meio ambiente

838 views
persimmonimages IslandWood.

É muito comum ouvirmos nos últimos anos a questão sobre a necessidade de mudança na educação de nossas crianças, sobre a defasagem do modelo educacional adotado nas escolas.

A partir deste princípio surgiu a IslandWood, que é o exemplo mais atual da integração entre escola e meio ambiente. Ela está localizada em Seattle, nos Estados Unidos da América, e é um centro de aprendizagem ao ar livre composto por 255 hectares criados para oferecer às crianças e adolescentes a experiência do meio ambiente na escola. Esse modelo de aprendizagem inspira a gestão ambiental e social, já que combina a pesquisa científica, a tecnologia e as artes para auxiliar os estudantes a descobrirem e vivenciarem a integração do homem com a natureza.

A escola funciona durante todo o ano e é composta por professores em tempo integral, oferecendo diferentes grupos de programas para o público, além de programas em família. Foi fundada por dois moradores da cidade de Bainbridge Island, em Washington (EUA), Debbi e Paul Brainerd, no ano de 1997. Eles possuem uma organização sem fins lucrativos e o design inovador da escola ao ar livre tornou-se exemplo de economia de energia e da adoção de um estilo de vida sustentável.

Os criadores da IslandWood tiveram como inspiração ideias de aventura e exploração sugeridas pelas próprias crianças da região. Eles acreditam que este contato com a natureza ajuda o homem na busca pela melhoria do estilo de vida, por mais saúde e pela transformação em pessoas melhores e mais conectadas aos valores ambientais e sociais, além da ligação entre o meio ambiente e a escola, e o desenvolvimento intelectual dos jovens.