Confira algumas dicas para pedalar e ajudar a diminuir a poluição do ar

744 views
ciclovia
Foto: espiritooutdoor

Pedalar é saudável! Quem pedala exercita o sistema cardiorrespiratório, fortalece a musculatura, diminui o estresse e combate o sedentarismo, causa de inúmeras doenças.

Além disso, pedalar possui vantagens coletivas, como diminuir a poluição do ar. A cada 30 km, um único ciclista deixa de lançar até seis kg de gás carbônico na atmosfera. Uma bicicleta ocupa apenas 10% do espaço de um carro, diminuindo também os congestionamentos, além de ser o meio de transporte mais barato do mundo.

Um estudo feito pela ONG Mobilize Brasil apontou que a extensão de ciclovias nas capitais brasileiras, somadas, é de 570 km. Somente em Berlim, por exemplo, há mais de 740 km. O Rio de Janeiro é a cidade com mais ciclovias no Brasil, possui 300 km de vias exclusivas.

São Paulo, uma das capitais com mais alternativas para os bikers, possui 126,16 km de vias para ciclistas, segundo a Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo. Deste total, 47,58 km são ciclofaixas de rua; 24,1 km estão em parques ou possuem restrição de horário; e 54,48 km são rotas compartilhadas com sinalização.

O empréstimo de bicicletas – ideia adotada em diversas cidades do mundo, inclusive em São Paulo – surgiu em Copenhague, na Dinamarca, como um dos esforços da cidade para reduzir a poluição do ar. As emissões de carbono diminuíram 25% e 40% dos habitantes pedalam para se locomover.

Sustentável, rápido e barato, por estes motivos é que a bicicleta pode ter um grande espaço nas grandes cidades. Mas, quem quer trocar o carro pela bike precisa tomar alguns cuidados, não basta apenas sair pedalando por ai. Trafegar nos horários certos e utilizar equipamentos de segurança, por exemplo, são fundamentais.

Veja algumas dicas para pedalar com segurança e ajudar a combater a poluição do ar:

1 – Ao pedalar a noite use roupas claras e reluzentes; lembre-se também de ter uma luz traseira (flash) conectada a sua bicicleta ou cinto, para que você seja visto à distância;

Ciclofaixa na Av. Paulista
Ciclofaixa na Av. Paulista – Foto: Terra

2 – Sempre use capacetes e óculos;

3 – Nunca pedale na contramão. Ande sempre a direita da pista ou quando tiver, na ciclofaixa;

4 – Cuidado ao utilizar fones para ouvir música. É preciso ter atenção no trânsito;

5 – Mantenha seus pneus cheios. A calibragem faz diferença no peso e na aderência do veículo ao solo.

6 – Respeite os sinais de trânsito. Como em qualquer outro veículo é preciso estar atento às luzes e placas de sinalização.