Conheça o CineSolar: Cinema itinerante e energia solar juntos

454 Visualizações
CineSolar
Foto: prefeitura.sp

Nos dias de calor não há nada melhor do que um ventinho soprando no rosto, e se unirmos isso a um bom filme fica perfeito! Pois bem, você já pode pensar em desfrutar desta ideia super curiosa que veio da Holanda. O projeto chama-se Cinesolar e une cultura, arte, sustentabilidade e cinema, e já está em circulação no Brasil desde julho de 2013.

O projeto conta com um automóvel que possui no teto placas de captação de energia solar e transformação em energia elétrica, e uma bateria de armazenamento que captura até 20 horas de carga de energia.

Dentro do veículo foi organizada uma estrutura para a montagem das exibições e apresentações, como cadeiras, sistema de projeção e de som, tela de cinema e uma cabine de DJ, o que permite que o cinema itinerante seja montado em qualquer espaço.

Os organizadores do projeto já estiveram presentes em diversos Centros Educacionais Unificados (CEU) em cidades do estado de São Paulo, reunindo mais de 2.500 pessoas entre alunos e moradores da periferia. O grupo pretende expandir esta iniciativa por todo o Brasil neste ano, principalmente nos municípios que não tem acesso a salas de cinema. A ideia é difundir a cinematografia brasileira.

O interessante é que todos os filmes exibidos pelo Cinesolar não são aleatórios, mas têm relação com a questão da sustentabilidade: meio ambiente, social e econômico. Os organizadores dão prioridade a filmes brasileiros, curta-metragens e películas cujo diálogo seja direcionado para os públicos de todas as faixas etárias.

CineSolar
Foto: prefeitura.sp

Por se tratar de energia renovável a economia é expressiva e o projeto transformou o veículo uma estação móvel de arte e sustentabilidade. Além da exibição de filmes, esporadicamente são convidados participantes para criarem instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis nas oficinas de Música Orgânica.

Há também a oficina de Ecografite em que são ministradas técnicas de grafite e estêncil para confecção de tintas com produtos naturais, como café, cúrcuma e beterraba. Aqueles que participam desta oficina aplicam suas criações, juntamente com sua criatividade, em grandes painéis coletivos.