Com apenas US$ 2 mil, jovem afegão constrói carro elétrico movido a energia solar

488 Visualizações
Imagem: The Huffington Post

O consumo de combustível em automóveis é uma das preocupações mais frequentes quando falamos de meio ambiente, utilização de recursos naturais, poluição etc. Pensando em resolver esta complicada equação, um jovem do Afeganistão, chamado Mustafa Mohammadi, desenvolveu um carro elétrico que funciona a partir de energia solar e com apenas dois mil dólares. Sua motivação principal? Melhorar o ar sempre poluído da capital afegã, Cabul.

O projeto de Mohammadi conta com um sistema de recarga de energia através de pedais, uma solução útil, principalmente em dias mais nublados. Segundo Mustafa, “Me entristece muito saber que centenas de crianças e idosos afegãos morrem anualmente de doenças respiratórias causadas pela poluição do ar”.

Projeto do carro movido a energia solar

O carro de três rodas, batizado de “Photon”, demorou 45 dias para sair do papel e ganhar as ruas de Cabul. Mohammadi investiu 90 mil afeganes, cerca de US$ 2 mil. Mas não é somente a rapidez na produção que impressiona no veículo elétrico movido a energia solar, isso porque o automóvel tem ainda a capacidade de transportar duas pessoas e possui motor com potência de 60 volts, além, é claro, de seis paineis solares e cinco bateria que permitem alcançar uma velocidade pouco superior a 40 km/h durante um percurso de até 50km.

Imagem: Pashtunforums

O mérito de Mohammadi é ainda mais notável se pensarmos que o Afeganistão vive em um país com sérios conflitos internos e que não possui programas que apoiem a inovação tecnológica, o que seria fundamental para que Mustafa continuasse sua pesquisa do carro movido a energia solar. O próprio criador do projeto ressalta como é complicado este tipo de iniciativa em seu país. “Se não houvesse conflito, pelo menos algumas companhias poderiam desenvolver o projeto do meu carro para produzir mais deles, mas agora, acho que meu veículo vai ficar velho e quebrar antes mesmo de chegar aos meus compatriotas”.

Imagem: Pashtunforums

Veja como o carro funciona no vídeo: