Cicloturismo: A integração do homem e o meio ambiente

693 views
Ciclismo
Foto: guybrushtreepwood

Já imaginou viajar sobre duas rodas? Depois de se tornar um meio de transporte alternativo para fugir do trânsito caótico de grandes cidades, as bicicletas agora são peças centrais de uma nova modalidade de turismo: o cicloturismo.

A inovação alia saúde e bem estar e tem o intuito de levar as pessoas a conhecer novos lugares e culturas sob duas rodas. Bastante saudável, a alternativa também é econômica, muito sustentável e atrai cada vez mais adeptos.

Sem limites de idade, podendo ser praticado por qualquer um, o cicloturismo aproxima o homem e o meio ambiente, dando uma sensação de liberdade e ar fresco.

O cicloturismo conta com duas modalidades: autônoma e com suporte. Na primeira, o viajante leva tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta, chamadas alforjes. Já na segunda, o adepto à atividade contrata o serviço de uma operadora, que organiza o roteiro, hospedagem e alimentação.

No Brasil, existem entidades responsáveis por organizar excursões e grupos de viagem para diversos lugares, nacionais e internacionais. Na internet também é possível encontrar comunidades e grupos de debate, bem como blogs e páginas de redes sociais de apoio e orientação ao cicloturista.

Cuidados e segurança

Apesar de não existir um treinamento específico para fazer uma viagem de bicicleta, é preciso ter uma mínima preparação. Por isso, para não ter surpresas durante a sua viagem, vale a pena tomar algumas precauções. Afinal, pedalar em uma estrada requer tanta atenção quanto pedalar em grandes centros urbanos.

Respeite seus limites. Antes de tudo, é preciso fazer uma pergunta a si mesmo: estou preparado para isso? Coloque os prós e os contras na balança e avalie se você tem condições psicológicas e, principalmente, físicas para encarar uma viagem como essa. Lembre-se: apesar de saudável e maravilhoso, esse tipo de turismo é desgastante.

Respeite as regras. A bicicleta é um meio de transporte alternativo e, por isso, deve respeitar as regras de trânsito.

Ciclismo
Foto: jonathaj

Avalie a sua bicicleta. Como todo meio de transporte, a condição da bicicleta deve ser levada em consideração. Além de confortável, forte e em bom estado, ela deve permitir que você percorra qualquer tipo de piso durante o percurso. Faça uma revisão e confira freios, correias e pneus.

Conheça o trajeto. Se você vai viajar sozinho ou em grupo, é importante conhecer o trajeto e as alternativas. Isso porque caso enfrente problemas na estrada ou com a própria bike, o dano é menor se você souber onde está e para onde pode ir.