Centro Histórico de Viseu terá ônibus elétrico

264 views
iStockphoto.com / Apriori1 Plano custará cerca de oito milhões de euros

Viseu é uma pequena cidade no centro de Portugal que tem sua fundação remontada ao século XII. Cheia de história e tradição, a cidade agora se volta ao futuro e inaugura um ônibus elétrico que percorrerá a área central do município.

A Câmara Municipal de Viseu lançou um concurso internacional para a implementação do Plano de Mobilidade Urbana previsto para o município. Esse plano custará cerca de oito milhões de euros, a serem distribuídos em ações pelos próximos dez anos após seu início e que entra em funcionamento em 2017.

A própria população reivindicou o ônibus que custará cerca de cem mil euros por ano. Os habitantes da região poderão solicitar o transporte para a hora que desejarem, desde que tenham um mínimo de lotação de quatro pessoas por solicitação. A passagem custará o preço de um bilhete de ônibus comum mais o acréscimo de 50% do valor desse bilhete. Esse “montante” ainda custa menos de dois euros.

Após a implementação do primeiro trajeto, dois novos circuitos serão adotados com mais seis miniônibus. Esses circuitos darão conta de ligar parques, estacionamentos, centros comerciais e universidades, além de percorrerem o centro histórico da cidade. Os ônibus passarão com intervalos de 20 minutos nos pontos determinados.

A tecnologia também inclui uma plataforma online, na qual as pessoas poderão adquirir seus bilhetes de transporte e a instalação de painéis eletrônicos informativos nos pontos de ônibus. A tecnologia é 100% limpa e tem potencial para se tornar mais um ponto atrativo no turismo da cidade em que passado e futuro se entrelaçam em uma ótima combinação.