Ideias Sustentáveis: Conheça o Car Sharing e suas soluções para a Mobilidade Urbana no Brasil

703 views
wikipedia Car Sharing.

O Car Shering é específico para o uso rápido, pois o cliente aluga o carro pela quantidade de horas utilizadas. Nas cidades européias e americanas isso já é uma tendência. No Brasil, é uma ideia nova que vem para atender às carências na mobilidade urbana brasileira, em cidades como São Paulo, onde o congestionamento alia-se a um transporte público com muitos problemas.

Por ser uma ideia sustentável, tem por objetivo reduzir o uso excessivo do carro, reduzindo a emissão de dióxido de carbono, por meio do compartilhamento de veículos, que ficam espalhados por vários pontos da cidade. Para utilizar os carros, o cliente faz um contrato a longo prazo que lhe permite utilizar os carros sem a intervenção direta de um agente da empresa.

A empresa Zazcar inaugurou o negócio do Car Sharing no Brasil. Ela foi inspirada em empresas americanas como a Zipcar, que é a maior rede do mundo, com receita anual de 130 milhões de dólares e crescimento estimado de 30%, e na suíça Mobility, que é a pioneira no setor. A Mobility nasceu de uma iniciativa entre amigos e hoje conta com 84.500 associados e 2.200 veículos.

Em um mês e meio de operação, a Zazcar conta com aproximadamente 40 motoristas cadastrados no seu site e metade deles tem automóvel. A empresa oferece dez carros com ar condicionado e direção hidráulica, em quatro pontos diferentes da cidade de São Paulo.

A utilização do Car Sharing se liga diretamente a um estilo de vida de mobilidade urbana, pois o usuário pode deixar de comprar um carro, o que diminui seus custos. E também não precisa depender sempre de transporte público ou táxi, otimizando seu tempo. Para os que defendem o Car Sharing, é uma forma de usar o transporte individual de forma racional, quando realmente for necessário. Ele, muitas vezes, serve como um complemento de outros transportes, como o ônibus e o metrô.

O serviço de Car Sharing é diferente do aluguel convencional de carros. As reservas pela internet ou pelo telefone evitam a burocracia com papeis e contratos e os automóveis ficam armazenados em diferentes locais da cidade, facilitando a mobilidade. Os veículos podem ser utilizados por horas ou mesmo minutos e os usuários aderem ao serviço antes da utilização do veículo. Seguros e combustível também estão inclusos no preço do aluguel.

wikipedia Car sharing.

Em 2011, foi criada a Associação Internacional de Car Sharing, com o objetivo de aumentar as opções de transporte e reduzir o número de carros nas ruas e estradas e, assim, aliviar o trânsito. Orientadas pela associação, as empresas cadastradas defendem uma mobilidade inteligente que ajuda a reduzir o trânsito em grandes cidades e incentivam o uso do serviço de Car Sharing como opção de rede de transportes sustentáveis que incluem a bicicleta e os transportes públicos.