Bill Gates fará doações para acelerar pesquisas sobre energias renováveis

278 Visualizações
Reprodução / Facebook Engajado, Gates também possui uma fundação que se dedica ao estudo e erradicação de doenças infecciosas.

Um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates é conhecido já há muitos anos por destinar partes de sua fortuna a projetos de desenvolvimento social e pesquisas. Existe, por exemplo, uma fundação patrocinada por Gates que se dedica ao estudo e erradicação de doenças infecciosas como a poliomielite e a malária.

Sua mais recente empreitada foi anunciada à revista The Attlantic. Gates irá doar US$ 2 bilhões para acelerar pesquisas de recursos inovadores que possam frear as alterações climáticas. O empresário fundador da Microsoft afirmou que, embora existam discussões sobre o assunto e esforços para a busca de soluções em eventos , como a conferencia mundial sobre o clima que, esse ano, ocorrerá em Paris, os países, por precisarem honrar seus compromissos, só conseguem adotar medidas em longo prazo e que essas são soluções muito lentas perto da demanda necessária.

O livre mercado também não proporciona incentivos financeiros para se desenvolverem alternativas livres de carbono de maneira suficientemente rápida. Gates afirma que uma solução para esse problema é a iniciativa privada que deve intervir e pressionar para ações efetivas. Ele explica que é preciso haver uma comoção pública para que as medidas sejam adotadas de maneira mais rápida e eficiente pelos governos e empresas e exemplifica com a “guerra contra o câncer”. Somente após as pessoas perceberem o câncer como um grave problema é que foi possível um aumento no investimento de pesquisas que buscassem medicamentos, avanços tecnológicos em favor do tratamento e prevenção da doença. Com as questões climáticas é preciso fazer o mesmo.

Gates defende que com investimento em pesquisa é possível avançar muito rapidamente em soluções para o clima. Para seu projeto, Gates destaca algumas ideias sobre o desenvolvimento nas áreas de energia eólica e fotovoltaica. A Fundação Bill e Melinda Gates, além de levar esse nome de peso, também conta com inúmeros colaboradores graças às boas relações de seu fundador. Que o investimento se concretize em benefícios para o meio ambiente de maneira rápida e eficiente!