Americano constrói casas de baixo custo com materiais recicláveis

460 Visualizações
© Phoenix Commotion Dan Phillips.

Em tempos de sustentabilidade, a utilização de materiais pouco valorizados para a criação de ambientes e produtos importantes para o dia a dia é muito importante. É com este pensamento que Dan Phillips iniciou a Phoenix Commotion, no Texas, Estados Unidos. O americano, de 64 anos, há 12 constrói casas com materiais reciclados, considerados lixo por muita gente.

Dentre os materiais reaproveitados, Phillips já utilizou de tudo: rolhas de vinho, espelhos quebrados, DVDs antigos, peças de carros, garrafas PET, sobras de materiais de construção como tijolos quebrados, cacos de cerâmica. Até mesmo ossos de boi para montar uma linha de móveis.

O incentivo para seu trabalho veio de sua infância, quando seus pais sofreram com a grande depressão de 1929, nos EUA. Com as dificuldades, Dan aprendeu a valorizar tudo o que tinha e chegou, inclusive, a construir uma bicicleta com materiais recicláveis quando tinha apenas 14 anos.

Em sua maioria, as casas construídas pela Phoenix Commotion têm 75% de sua constituição de materiais recicláveis. Para encontrar o que melhor irá servir para cada situação, Dan e seus empregados procuram o que pode ser encontrado na região para diminuir o custo da obra.

Entre suas criações, estão a “The Book Story House” (“A Casa da História do Livro”, em tradução livre), que foi inspirada nas histórias infantis que Phillips lia quando criança, “The License Plate House” (“A Casa das Placas de Carro”), que teve seu teto totalmente revestido com placas de carro descartadas, e a casa da árvore, construída a dez metros de altura, utilizando restos de madeira e banquinhos.

Apesar da Phoenix Commotion não ser uma organização sem fins lucrativos, o negócio rende dinheiro suficiente para que Phillips viva do que mais gosta de fazer. As casas estão levando cada vez menos tempo para serem construídas e o empresário planeja desenvolver sua ideia para fazer lares totalmente sustentáveis e de baixo custo.