Série “Consciente Coletivo” aborda o tema da sustentabilidade no cotidiano

823 views
Consumo Consciente
Foto: prof-andrea-olivares

Todo mundo já ouviu falar sobre ideias sustentáveis e o que fazer para não prejudicar o planeta. E para que tudo isso faça sentido, esses conceitos precisam virar práticas não só de um cidadão, mas de vários deles ao redor do mundo e, principalmente, precisam ter conexão e continuidade. Com o objetivo de alertar a sociedade sobre as condições dos recursos naturais e como cada ação humana afeta o meio ambiente, o Instituto Akatu, ONG brasileira especialista no tema, criou a série “Consciente Coletivo”.

A série de vídeos criada em 2010 sempre aborda a relação de consumo de um ser humano e de um ser vivo com o uso dos recursos naturais. Pelos 10 episódios é possível comparar quantidade de água e energia que um jovem humano e um jovem animal consomem. E em todas as ilustrações, o resultado mostra que sempre nós consumimos bem mais que um pequeno ser vivo.

Assista a um dos vídeos que faz a comparação de um garoto, com um jovem tatu e o quanto de recurso da Terra cada um deles precisa para sobreviver: