Aerossol aplicado em calçada ilumina ruas durante a noite

516 Visualizações
Spray que ilumina calçada
Foto: pro-teqsurfacing

Passeios ciclísticos e caminhadas nas ruas durante a noite geralmente são evitados por conta da pouca luz que clareia esses ambientes. Mas esse problema pode ser resolvido depois da aplicação de produtos químicos no pavimento de ruas capaz de captar luz ultravioleta emitida pelo sol durante o dia e brilhar durante a noite.

Por isso a empresa inglesa Pro-Teq Surfacing criou um spray o qual aplicado em superfícies de madeira, concreto ou qualquer área sólida consegue realizar este efeito luminoso. O produto é aplicado em três etapas: a primeira consiste em empregar no local uma base de poliuretano (tipo de espuma), seguida de uma camada de partículas que absorvem a luz e por último, um revestimento a prova d´água. A empresa estima que o produto com características antirreflexo e antiderrapante podem melhorar a visão do ciclista, pedestre ou motorista durante a noite e ainda funciona como solução de iluminação caso não haja energia elétrica.

De acordo com Hamish Scott, criador do aerossol, “o produto se ajusta a iluminação natural. Se o ambiente for muito escuro, a luminosidade aumenta. Mas se o céu estiver claro, o produto pode não liberar muita luz. Ele se ajusta as condições do ambiente”.

O spray ainda está em fase de teste pelas ruas e pistas de ciclismo de Chirsts Piece, parque ao leste da região central de Cambridge, na Inglaterra. Segundo a empresa, é possível revestir 150 m² em 30 minutos e o local fica pronto para as pessoas e bicicletas usarem em menos de quatro horas. A iniciativa de Scott pode ser uma solução sustentável para evitar os altos índices de energia elétrica consumido pelas lâmpadas que iluminam as ruas.

Calçada
Foto: pro-teqsurfacing