Telhado branco e o aquecimento global

1.977 views

A busca pela inovação, preservação ambiental e sustentabilidade está cada vez mais inerente à população mundial. Nesse contexto, a preocupação com o aquecimento global, aliada com o objetivo de diminuir o consumo de eletricidade e a formação de ilhas de calor, os tetos e telhados brancos vêm fazendo sucesso no mundo todo.

Telhado branco
Foto: auepaisagismo

Um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, revelou que enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar.

O uso de telhado branco permite uma diminuição na formação de ilhas de calor, já que a temperatura cai 30% no interior do ambiente. Com essa diminuição há, também, uma redução do uso de energia, de ar condicionado e da emissão de gases poluentes. A ação, permite a compensação de 10 e 5 toneladas de CO2 a cada 100 m².

O tema “telhados brancos” também foi assunto na Rio+20. Durante o evento, especialistas afirmaram que a solução – simples e caseira – caso torne-se um hábito comum, em 20 anos pode evitar a emissão de 24 trilhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Existem duas formas de adquirir telhas brancas: comprar um telhado branco ou pintar o existente. A primeira opção é mais cara e é mais recomendada para construções em andamento. A segunda pode ser feita na grande maioria dos locais e com tintas especiais para telhado.

O mundo e o uso dos telhados brancos

Telhado Branco
Foto: Delas

Há quatro anos a Prefeitura de Nova York criou um programa de sustentabilidade para pintar de branco a maior quantidade possível de telhados da cidade. Até 2012, o programa totalizava 260 mil m² de telhados pintados de branco, que incluem universidades, bibliotecas e edifícios públicos, além de blocos de apartamentos de moradores de baixa renda.

A fim de mobilizar e conscientizar a população, o programa incentiva a participação de jovens voluntários – eles atuam como pintores temporários e são selecionados pela ONG Inroads. Além disso, desde 2009 a cidade conta com uma lei que exige que todos os novos edifícios construídos tenham seus telhados pintados de branco.

Já na Califórnia, o governo estadual criou uma lei em 2005 que obriga armazéns e prédios comerciais com telhados planos a cobri-los de branco.

Na Europa, o benefício dos telhados brancos já é conhecido há mais de 20 anos e o uso de tintas e materiais especiais, que funcionam como um microfilme ajuda a refletir os raios solares e a manter a temperatura dos ambientes, já são comuns.

One Degree Less

Realizado pela organização não governamental Green Building Council Brasil (GBC), o projeto tem como objetivo incentivar e conscientizar as pessoas em relação ao uso do telhado branco e telhado verde. O site da campanha contém infográficos, informações e pesquisas sobre ilhas de calor e aquecimento global. Além disso, os interessados em fazer parte da campanha podem imprimir folders promocionais.

Telhado Verde
Foto: cameliatwu

O projeto ficou conhecido em 2009 com a participação e adesão de personalidades como Toni Garrido, Sérgio Marone e Constanza Pascolato.