Plantas e espécies endêmicas do cerrado

19.263 views
gavião cabloco
Gavião Caboclo – Foto: marcelocamachobv

O bioma que ocupa mais de 20% do território brasileiro e possui uma área de 204 milhões de hectares, é detentor de uma das maiores biodiversidades do Brasil. Com um grande número de espécies tanto na fauna, quanto na flora, o Cerrado concentra também, muitas espécies endêmicas – que não são encontradas em outro ambiente.

Ao todo, são mais de 10.000 espécies de plantas na região. E mais de 1.300 espécies de animais, sendo 199 de mamíferos, 837 de aves, 180 de répteis e 150 de anfíbios.

A conta não inclui os peixes e os animais invertebrados, porque nem todos foram catalogados ou estudados. Estima-se que a região abrigue mais de 1.200 e 90.000, respectivamente.

Animais

De acordo com a Rede Cerrado, organização especializada na região, o número de animais endêmicos no bioma é grande, totalizando 3,4% das aves, 11% dos mamíferos, 20% dos répteis e 30% dos anfíbios.

Gralha do Cerrado
Gralha do Cerrado – Foto: ajrjr

Entre os animais, estão o Beija-Flor-de-Gravata-Verde (Augastes scutatus), a Gralha do Cerrado (Cyanocorax cristatellus), Rato-de-Espinho (Carterodon sulcidens), Rolinha-do-Planalto (Columbina Cyanopis) e Morceguinho-Do-Cerrado (Lonchophylla Dekeyseri).

Plantas

Atualmente uma das grandes produtoras de grãos, carne e leite, a região do Cerrado já foi considerada imprópria para a agricultura e inviável economicamente, isso porque o bioma é composto por uma vegetação rasteira, com plantas e árvores baixas, com raízes profundas e galhos tortos.

A riqueza da flora do Cerrado fica atrás, apenas, da Mata Atlântica e Floresta Amazônica. A presença de barrigudas, ipês, cactos, bromélias, orquídeas, palmeiras entre tantas outras, pintam o bioma que é conhecido pela sua paisagem agressiva.

O Cerrado possui quatro divisões: matas, campos, brejos e ambientes úmidos com plantas aquáticas. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, das espécies existentes no bioma, 44% são endêmicas como: Buriti (Mauritia flexuosa), Pau-papel (Tibouchina papyrus), Canela-de-ema (Vellozia squamata) e outras.

Buriti
Foto: Beleza Caatinga

Muitas plantas, cerca de 220, são consideradas de uso medicinal e mais de 10 tipos de frutos são comestíveis. A população faz uso dessas matérias-prima para consumo pessoal, e para venda em grandes centros urbanos.

Esse conhecimento da população em relação ao uso e aplicação das plantas medicinais faz com que o Cerrado seja considerado um patrimônio cultural de grande importância para o Brasil e para o mundo.