Dicas de reciclagem de pneus usados

1.770 Visualizações
Pneu
Foto: tutness

O pneu é um produto amplamente utilizado e seu uso aumenta a cada dia, acompanhando o avanço das indústrias automobilísticas. Porém o seu descarte de forma incorreta pode trazer diversos prejuízos para o meio ambiente, visto que este demora mais de 600 anos para se decompor. Os pneus quando entram em combustão também podem contaminar o ar com diversos poluentes nocivos aos seres vivos, por isso, encontrar um destino adequado para o produto é importante.

A reciclagem de pneus usados é realizada com grande eficiência no Brasil, uma vez que é protegida por leis que existem há mais de 13 anos, mas o produto também pode ser aproveitado em diversas atividades artesanais resultando em materiais que voltam a ser úteis de maneira sustentável e econômica.

Conheça algumas opções de reciclagem artesanal de pneus usados:

Mini Jardim

Com uma simples pintura em tinta látex e uma sobreposição de pneus você constrói um mini-jardim e pode plantar flores, temperos e outros vegetais. Utilize menos pneus para enfeitar ambientes menores. Obs.: O fundo deve ser tampado com algum material (bacias plásticas ou recipientes que são utilizados embaixo dos vasos comuns de plantas), faça furos para que haja escoamento.

Jardim feito com pneus
Foto: Climex

Puff

Utilize dois pneus pintados com látex e um estofamento, e produza puffs para diversos ambientes. Os pneus podem ser utilizados de diversas maneiras e em quantidades diversas para inovar na criação. Por exemplo, com três colunas de pneus acoplados se forma um puff grande que pode ser utilizado no lugar de um sofá.

Puff com pneu
Foto: Tudo Sustentável

Decoração no banheiro

Dê um ar mais dinâmico para o seu banheiro e crie opções para deixá-lo mais elegante e requintado. Veja na imagem um cesto de roupa e uma pia, ambos com pintura em látex e outros materiais que resultam em um ótimo design para banheiros, lavanderias e outros ambientes.

Banheiro decorado com pneu
Foto: Tudo Sustentável

Existem diversas maneiras para destinar os pneus inservíveis e contribuir com o meio ambiente, além disso, estes materiais podem ser vendidos e se tornarem fonte de renda para o artesão. Solte a imaginação, crie seus produtos por meio de reciclagem de pneus usados e seja parceiro do meio ambiente.