Designer cria painéis solares de vitral para a Expo 2020

59 views

Além de trazer claridade e beleza, os painéis também transformam a luz solar em eletricidade

A designer holandesa Marjan van Aubel criou painéis solares para o pavilhão da Holanda na Expo 2020, que mais parecem vitrais.

O pavilhão holandês apresentará neste evento – que foi transferido para outubro de 2021 devido à pandemia do coronavírus – algumas soluções sustentáveis, como coleta de água da chuva, soluções para a geração de energia e para a produção de alimentos.

Com um clima naturalmente controlado, a estrutura será construída com materiais de origem local que serão reciclados após a Expo, minimizando ainda mais a sua pegada ecológica.

Neste pavilhão, os visitantes poderão vivenciar uma experiência sensorialmente rica, através das inovações apresentadas – incluindo uma fazenda vertical em forma de cone e a descoberta de formas naturais para o controle do clima.

O painel vitral

O telhado de vitral trará ao ambiente a sensação de estar em uma igreja moderna e gigantesca, com seus belos reflexos de luz em diferentes cores. Os painéis foram feitos em plástico do tipo PET (Polietileno tereftalato), por ser um material leve, e revestidos com adesivos totalmente coloridos, para dar a aparência de vitrais. Esses painéis produzem energia solar por meio de um nanomaterial de dióxido de titânio, que transforma a luz solar em eletricidade. Os adesivos do vitral foram feitos com corantes orgânicos, que absorvem a luz e cobrem as nanopartículas.

Marjan prioriza em seu trabalho as soluções sustentáveis, por isso escolheu trabalhar com o PET, que é o plástico mais reciclado do mundo. Além disso, é um material que funciona bem como uma base duradoura para os painéis solares.

exposição será uma chance de mostrar o potencial dessa tecnologia para os milhões de visitantes previstos para o evento. O pavilhão holandês foi projetado pelas empresas: V8 architecten, Kossmann.dejong, ExpoMobilia en Witteveen + Bos, a cargo do Ministério das Relações Exteriores da Holanda.

Neste vídeo é possível ver um pouco de como será o Pavilhão da Holanda na Expo 2020:

 

Fotos: Divulgação | V8 Architects