Decoração com móveis de madeira reciclada

1.557 Visualizações
Estante de pallet
Foto: troye

A madeira é um material resistente e relativamente leve, cuja composição permite múltiplos usos na indústria de marcenaria, carpintaria, arquitetura, urbanização, construção civil e doméstico.

Mas a onda de sustentabilidade invadiu também a decoração de interiores. O conceito dos 3 R’s – Reutilizar, Recusar e Reciclar – está fazendo muito sucesso entre os designers, que investem cada vez mais na decoração com madeira reciclada, buscando inovação, conforto e, claro, a preservação ambiental.

As peças são baratas, originais e podem surgir a partir de velhas caixas de madeira, pallets (pequenos estrados de madeira utilizados no transportar de mercadorias), caixas de frutas, estacas e outras peças que não se usam mais, resultando em móveis rústicos e decorativos com características únicas que podem ser totalmente customizadas.

Este novo conceito criado sobre decoração com madeira reciclada já está tão consolidado que existem cooperativas especializadas na produção de objetos e móveis cuja matéria-prima é a madeira que já foi utilizada por terceiros, como pallets e madeiras oriundas de construções. Tais cooperativas de marceneiros têm como princípio o auxílio na preservação e equilíbrio ambiental, bem como socioeconômico, através de suas ações em parceria com empresas que podem fornecer a matéria-prima e clientes que encomendam peças sob medida.

Mesa de centro de pallet
Foto: Blog Casa que tem

É possível encontrar várias idéias e tutoriais pela internet para fazer móveis com madeira reciclada, basta ser criativo e aproveitar peças que possam ser reutilizadas. A madeira deve ser lixada para eliminar farpas e depois pintada ou envernizada. Para personalizar o móvel de acordo com a utilidade pretendida você pode adicionar rodízios, almofadas ou tampos de vidro. Para quem não tem habilidade com projetos manuais, existem empresas que vendem essas peças já prontas, com o mesmo visual rústico desejado.

Mesa de Centro de caixa de madeira
Foto: contém oh

Como a madeira é um material que está cada vez mais escasso, com determinados tipos já extintos, é importante reaproveitar itens de madeira que realmente não são mais utilizados, evitando comprar uma madeira nova e tratá-la apenas dando o aspecto rústico, afinal o que torna o material mais interessante é o cunho sustentável.

A tendência veio com força total e para ficar, já que a madeira sempre terá a beleza rústica e sofisticada em contraste com o aspecto que oferece calor, aconchego e amenidade ao toque e olhar.