Casa ecológica cria estufa para se manter aquecida

560 views
Reprodução / Inhabitat.com A Naturhus está rodeada por um painel de 4 milímetros de vidro, que custou cerca de $84.000.

O inverno nos países do hemisfério norte é sempre intenso e escuro. Com as temperaturas cada vez mais baixas, a busca por formas criativas para manter-se aquecido se tornou importante. Além de camadas de roupas, as pessoas também adotam algumas ideias nada convencionais, como a instalação de barracas dentro de ambientes fechados e iluminados.

Seguindo essa linha, uma família em Estocolmo, na Suécia, construiu uma estufa em torno de sua casa para garantir o aquecimento nos meses de frio. A inspiração para a ideia, segundo o casal Marie Granmar e Charles Sacilotto, surgiu da obra Naturhus, do arquiteto Bengt Warne, que criou o conceito em 1970.

Para construir a sua própria versão do Naturhus, o casal deu início a uma busca por uma propriedade especial. Há alguns anos, encontraram uma casa de verão e instalaram uma estufa convencional em torno dela. O preço da ideia? US$ 84.000.

Conforto e sustentabilidade

A inovação não mantém somente a casa aquecida, também protege o local contra as mudanças climáticas bruscas e garante o crescimento mais saudável de plantas e o cultivo de hortaliças.

Reprodução / Inhabitat.com A família é ambientalmente consciente e autossuficiente. Eles recolhem água da chuva para as necessidades domésticas e os resíduos da cozinha e jardim são compostados.

O casal construiu, ainda, o seu próprio sistema de tratamento de água – do esgoto, do vaso sanitário e das pias. Dessa forma, rega-se o jardim e as plantas. A estufa também permite prolongar a época de jardinagem, o cultivo de plantas mediterrânicas e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo de aquecimento. Dessa forma, é possível utilizar a estufa durante todo o ano, não apenas no inverno.

De acordo com especialistas, o sistema não funcionaria em climas extremamente quentes e ensolarados, mas pode ser uma alternativa viável para os climas frios do norte, reduzindo os gastos com energia elétrica.

A ideia de Warne

A intenção original de Warne para o Naturhus era criar uma casa sustentável, que fosse capaz de coletar os raios do Sol e garantir o fluxo cíclico da natureza até mesmo nas regiões mais frias do mundo – ou seja, o Sol como responsável pela geração de energia, pela limpeza da água, do ar e pela produção de adubos.

Reprodução / Inhabitat.com Para todos os efeitos, a Naturhus é uma casa típica, exceto pela camada extra de vidro em torno.