Casas ecologicamente sustentáveis

3.587 Visualizações

As casas ecológicas, também conhecidas como sustentáveis são projetadas e construídas de maneiras, que respeitam o meio ambiente e o planeta. Sua projeção é idealizada com princípios de sustentabilidade ambiental.

Essas residências são de extrema importância para a preservação da natureza e o uso racional e consciente dos recursos naturais. Além de benefícios ao meio ambiente, traz vantagens para os moradores.

A redução de custo com energia e água são os principais fatores positivos em um ambiente residual sustentável. Porque seu aquecimento, por exemplo, é solar.

Conheça as principais características das casas ecológicas:

  • Uso de madeiras certificadas, com origem legal;

  • Sistema de aquecimento solar;

  • Não gera poluição no ar, na água, desmatamento e contaminação do solo;

  • Sistema de captação de água da chuva;

  • Sistema térmico, que diminui o uso de ar condicionado. Como telhado verde, que aumenta a área vegetal da casa e diminui o calor interno da residência;

  • Uso de plantios, como jardins e árvores.

Confira alguns modelos de casas e se inspire:

Foto © The University of Brighton

The Waste House

A Waste House é uma construção sustentável instalada dentro da Universidade de Brighton, na Inglaterra. Sua estrutura é feita com lixo reciclável, e para deixá-la em pé foram necessários 20 mil escovas de dente, quatro mil DVDs, dois mil discos e dois mil restos de carpetes, sobrados de outras construções. A casa não possui dono. Teria coragem de comprar?

Foto © Hiroyuki Oki

S House

A S House foi criada pelo arquiteto Vo Trong Nghia e é a definição de simplicidade. A casa foi feita de modo sustentável com folhas de palmeiras. Uma ótima opção.

Foto © Joe Fletcher

Fall House

A Fall House está localizada, em Big Sur, na Califórnia, e é uma casa feita em cobre e vidro. Sua estrutura resiste à maresia, e oferece ampla visão da área de campo em que foi construída. Além disso, possui sistema de reciclagem de água, que podem vir de esgotos e privadas, que passam por estágios de purificação para ser reutilizadas.

Foto © Elisabeth Montagnier

Pop-Up House

A Pop-Up é a casa perfeita para quem gosta de montar residências de lego. Modelo de casa construída em quatro dias, com apenas chave de fenda. No site oficial, você consegue escolher qual seu modelo preferido entre as opções de até 230 m².

Foto © Doan Thanh Ha

Blooming Bamboo

A Blooming Bamboo é uma casa de 43 m² construída com placas de fibras de madeira, bamboo e folha de coqueiro. Além de sustentável, a casa resiste a inundações de até 1,5 acima do solo.

Foto © Courtesy of Philippe Starck

Path

O arquiteto, Philippe Starck, junto à empresa Eslovena Riko, criaram uma nova linha de casa, as Path. Sua arquitetura é feita com múltiplas facetas, e pode ser feita com paredes de vidro e madeira. Além disso, ela tem painéis solares, turbinas de ar, sistema de coleta da chuva e filtragem.

Foto © Bruce Damonte

Zeb Pilot House

A Zeb Pilot House é uma casa totalmente incomum, com arquitetura fantástica, combinada de painéis solares, sistema de coleta de chuva e aquecimento solar.

Foto © Courtesy Team UOW

Illawarra Flame

Estudantes da Universidade Wollongong, na Austrália, realizaram um desafio. Construíram uma casa zero sustentável em uma 100% sustentável. A Illawarra Flame, que possui painéis solares, reciclagem de água, sistema de coleta da chuva e lâmpadas LED, que economizam energia.