Especial Beleza Sustentável: NaBahia

2.358 Visualizações

O NaBahia faz parte do Programa Beleza Verde, e mostra um pouco sobre o dia a dia do salão e sua visão sobre sustentabilidade. Confira a entrevista exclusiva que preparamos!

Beleza + sustentabilidade = NaBahia

A sustentabilidade é notada em todos os detalhes do dia a dia, e pode ser vista no modo como lidamos com o consumo , o que usamos em nossa pele e cabelo, e a forma como lidamos com a natureza. Não importa onde estejamos, em casa, no trabalho ou até mesmo em salão de beleza. O Programa Beleza Verde é uma certificação de que a natureza é respeitada neste momento tão particular: o uso de produtos e serviços estéticos.

Pensamento Verde: Como surgiu a ideia de montar um salão de beleza? Como foi a criação da sua marca, a escolha dos seus produtos e serviços?

NaBahia: O NaBahia foi idealizado a partir de uma experiência negativa de uma das sócias em um outro salão em São Paulo. Na época, a sócia tinha somente duas folgas no mês e sua carga horária no trabalho era de 12h por dia. Foi a partir dessa experiência, que a sócia resolveu montar um salão que pudesse, além de trazer estabilidade financeira para o profissional, pudesse também oferecer qualidade de vida.

Pensamento Verde: Onde está o coração do salão? Aquele diferencial especial NaBahia?

NaBahia: Nossa Proposta: Embelezar através da confiança.
Nosso Lema: Passar conhecimento de todos os processos, desde cabelo a escritório, agregando valor aos profissionais, transformando a passagem de cada um no NaBahia em formação e engajamento profissional.

Pensamento Verde: Vimos que você é especializada em vários procedimentos, o que é muito legal e extremamente importante para a beleza. Pode nos contar um pouco sobre suas especialidades, cursos, etc?

NaBahia: Nossa especialidade é embelezar a partir da confiança do cliente com o salão e a equipe. A partir desse principio, utilizamos diversos serviços para essa transformação. São serviços, desde uma lavagem especial com massagem, aplicação de coloração sem amônia a uma esfoliação com argilas naturais (detox capilar).

Pensamento Verde: Seu salão se preocupa muito com o meio ambiente e implementa ações em prol da beleza sustentável, inclusive, faz parte do Programa Beleza Verde. Como você inspira sua equipe a fim de serem mais sustentáveis, cuidando do meio ambiente, seja na rotina do salão quanto fora dele?

NaBahia: A conscientização da equipe não foi imediata, já falávamos há algum tempo sobre a importância de minimizarmos nossa agressão ao meio ambiente. Mas, foi depois de uma palestra oferecida pelo programa Beleza Verde que a equipe entendeu melhor os números dessa agressão, e como será nosso futuro se não começássemos agora a ser minuciosos nos processo de descarte, não somente na empresa, mas fazer diferença em todos os lugares.

Pensamento Verde: Sobre o setor de beleza: como vê a preocupação do setor com o meio ambiente? Na sua opinião, o que precisamos fazer/mudar para alcançar uma beleza plenamente sustentável?

NaBahia: O setor da Beleza ainda é bem cru no quesito sustentabilidade, são pouquíssimas marcas que já têm essa preocupação enraizada, e infelizmente, a maioria dessas poucas empresas são importadas.
Acho que o que cabe fazermos para isso, é sermos mais exigentes na hora de introduzir uma marca no salão, questionar a marca e exigir que façam diferente. Não precisamos nos apoiar em empresas sem o propósito sustentável bem definido. Acredito que desta forma as empresas possam a vir a mudar.

Pensamento Verde: Qual conselho você daria aos nossos leitores, a fim de orientá-los de modo que realizem suas rotinas de beleza em casa sem deixar a sustentabilidade de lado?

NaBahia: Meu conselho é ter conhecimento da marca que utiliza, saber se ela contribui para que todos os processos sejam limpos, exigir também do vendedor (loja) que se responsabilize pela sua embalagem, que depois será descartada. São pequenas exigências, mas quando o TODO exige a mesma coisa, torna-se uma pressão enorme, e com certeza, gera mudanças.

Conheça mais sobre o NaBahia

O charmoso salão de beleza NaBahia fica na região de Higienópolis em São Paulo e foi inaugurado em 2006 pela profissional Lenir Bregantim junto com uma equipe altamente qualificada de cabeleireiros.