Vida na Antártida é tema de exposição fotográfica em São Paulo

229 Visualizações
Reprodução / Facebook Exposição traz fotos de animais, plantas e ambientes.

As espécies que povoam o continente antártico e sobrevivem a temperaturas de até 89 graus Celsius negativos estão reunidas na exposição Estação Antártica. A primeira exposição da série ocupará os corredores da estação Sé do Metrô de São Paulo.

Financiada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o acervo traz 14 imagens de seres exóticos, como baratas marinhas gigantes, serpentes-do-mar e krills (espécie de camarão) e também de plantas e ambiente antárticos.

A exposição foi coordenada por integrantes do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e é parte dos resultados do projeto de monitoramento ambiental da área onde está alocada a Estação Antártica Comandante Ferraz, a base da pesquisa brasileira na região.

Conforme explica a professora do Rosalinda Montone, do IOUSP, também coordenadora do projeto e responsável pelo convênio com o MMA, as imagens têm como objetivos mostrar que a Antártica é muito mais do que gelo e difundir conhecimento sobre a Antártica para o público leigo.

Em entrevista ao site do MMA, o autor das fotos e integrante da Agência Ciência Pública, o biólogo Gabriel Monteiro, conta que ficou impressionado ao pisar no continente gelado pela primeira vez: “Meu primeiro pensamento foi: ‘Que lugar lindo!’. Num segundo momento, veio a percepção da grandeza das geleiras e icebergs. Somos pequenas formiguinhas no meio daquele gelo todo. Aos poucos nos acostumamos com o frio, com a beleza e grandiosidade”.

O público poderá curtir e compartilhar as imagens da Antártida pela página oficial da exposição no Facebook e interagir com os conteúdos por meio dos QR-codes que estarão abaixo das obras.

Depois da Sé, a exposição seguirá para outras estações do Metrô de São Paulo.

Serviço:
Exposição: “A paisagem e a vida no continente gelado”
Data: até 29 de fevereiro de 2016
Local: Estação Sé do Metrô de São Paulo