Telhados verdes são destaques no I Fórum Latino de Infraestrutura Verde Urbana

456 views
© Depositphotos.com / Kassandra2 Telhado verde.

Já pensou em plantar árvores no telhado da sua casa para amenizar a temperatura interna, ou ainda, ter um espaço de horta e colher o próprio alimento sem sair de casa? Para que isso seja possível, é preciso implantar uma estrutura de telhado verde. Mas como construir um espaço desses?

Todas as tecnologias necessárias alem de novidades deste segmento podem ser encontradas na TeCobl Expo 2014, realizada dia 21 de maio e serão discutidas no I Fórum Latino-Americano de Infraestrutura VerdeUrbana, evento simultâneo a feira estruturada no Transamérica Expo Center,em São Paulo.

O Fórum realizado pela Ecotelhado, Fundação Konrad Adenauer e Associação Tecnologia Verde Brasil (ATVerdeBrasil), reunirá especialistas do Brasil, Colômbia e Bolívia, representantes do poder público e profissionais para discutir novas práticas e tecnologias de infraestrutura verde para a elaboração de ecotelhados.

O tema “Telhados Verdes: a revolução sustentável das cidades começa por eles” levará o público a entender sobre o uso de telhado verde para promover a agricultura urbana, a impermeabilização adequada para esse tipo de cobertura e a sua utilização para aproveitar a água pluvial e reciclar, para fins não potáveis, as águas usadas nas edificações.

De acordo com Renan Guimarães, secretário executivo da ATVerdeBrasil e especialista em direito ambiental, os países da América Latina possuem muitas necessidades em comum, que podem ser atenuadas com soluções verdes. “A maioria das cidades latino-americanas, com seu crescimento desordenado e sem planejamento, ignorou a necessidade de convivência com áreas verdes, sofrendo com as consequências disso, como as ilhas de calor urbano, enchentes e problemas de saneamento básico, como tratamento de esgoto. Assim, o desenvolvimento e o incentivo às tecnologias de infraestrutura verde são fundamentais, em especial, em países em desenvolvimento”, explica.

Entre os nomes confirmados para participar do Fórum estão: João Manuel Feijó – engenheiro agrônomo e diretor da Ecotelhado (Brasil), Igor Reis de Albuquerque – Gestor para Mudanças Climáticas do International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI), Luis Alberto Suárez Correa – Diretor Comercial do Departamento de Sustentabilidade da Ingecontrol S.A (Colômbia), dentre outros especialistas em gestão ambiental.

Serviço

I Fórum Latino-Americano de Infraestrutura Verde Urbana

TeCobI Expo 2014 – Feira de Telhados, Coberturas e Impermeabilização

Data: 21 de Maio de 2014

Horário: Das 10h às 18h

Local: Transamérica Expo Center (São Paulo/SP)

www.tecobiexpo.com.br