TEDxSão Paulo promove debate sobre preservação das florestas

385 views
iStockphoto.com / dworshak0112 Palestrantes nacionais e internacionais vão discutir soluções para conter o desmatamento.

O desmatamento é um tema recorrente na vida dos brasileiros e agora vai guiar um amplo debate que terá como palco o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), em São Paulo. O TEDxSão Paulo futuroMelhor é fruto da parceria entre a Unilever e o WWF (World Wide Fund for Nature).

O pontapé do evento se deu com uma campanha da Unilever pelo fim do desmatamento, batizada de “Adeus, Floresta”. A companhia pretende se envolver globalmente em discussões relacionadas ao clima e proteger um milhão de árvores no Brasil e na Indonésia, em ação conjunta com o WWF. A Unilever também tem como meta alcançar 100% de suas matérias-primas agrícolas sustentáveis até 2020.

Tanto o evento como a campanha têm o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar as florestas para combater as mudanças climáticas. Para fazer parte da campanha, a população pode assinar um compromisso pelo clima no website da campanha. Para cada assinatura, a parceria com o WWF ajudará a proteger uma árvore em seu nome, por meio de diferentes iniciativas:

· Reduzir a perda de florestas através de desmatamento e degradação
· Promover o manejo sustentável de florestas de produção
· Promover o aumento da legalidade na produção florestal
· Auxiliar a aplicação e o cumprimento do Código florestal

Juliana Carvalho, diretora de marketing da Unilever, conta que esta parceria é um primeiro passo para um trabalho de conscientização e mobilização para o fim do desmatamento. “Proteger as florestas é uma das maneiras mais eficazes de deter as mudanças climáticas, ainda mais em um cenário em que nossas áreas florestais estão sendo extintas a uma taxa mais rápida do que nunca – mais da metade das florestas do planeta foi destruída nos últimos trezentos anos.”

O evento contará com a apresentação de Edgard Gouveia Junior e palestras de nomes como Tara Swart, Professora de MIT, Stanford e Oxford. e CEO de The Unlimited Mind; Glauco Kimura de Freitas, biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo; Mônica Nunes, criadora do site Planeta Sustentável; e Ricardo Anderáos, jornalista e empreendedor social.

Serviço:
Evento: TedxSãoPaulo
Data: 21 de Setembro
Horário: das 14h às 20h
Local: MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
Como chegar: Estação Trianon/Masp do metrô

O TEDxSãoPaulo será transmitido via livestreaming. Basta acessar http://livestream.com/tedx/tedxsaopaulo