Paraty EcoFashion reúne moda e sustentabilidade no Rio de Janeiro

284 Visualizações
Paraty Eco Fashion 2
Foto: patriciamourabiojoias

A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, vai receber de 26 a 29 de setembro um evento que conecta o mundo da moda com o consumo sustentável e as técnicas de produção que menos agridem o meio ambiente. A edição do Paraty Ecofashion deste ano exibe a criação dos designers brasileiros que optaram por elementos encontrados na natureza para produzir suas roupas, além de valorizar o artesanato local.

O evento distribuído por vários pontos da cidade vai contar com oficinas de moda e um ciclo de palestras desenvolvidos diariamente, que tratam sobre o universo do estilo e design sustentável. Outros destaques do Paraty EcoFashion são a exposição de artesanato de madeira feita pelos índios Guarani de Paraty-Mirim e ainda treinamentos que ensinam como fazer roupas com algodão cru, tecidos de rejeito industrial, e tingimento com matéria-prima de sementes de frutas.

A responsabilidade ambiental e social será vista no trabalho dos designers Vanuza Bárbara e Hérique Assis que vão mostrar como a parceria com o Grupo de Mulheres Fazendo Arte ensinou as moradoras da cidade de Ipatinga, em Minas Gerais, a customizar roupas antigas e descobrir neste processo uma nova fonte de renda.

No Paraty EcoFashion também será possível participar da oficina gratuita do estilista Saint Clair, que será realizada no dia 27 de setembro às 10h. Neste espaço, os participantes poderão aprender algumas técnicas básicas do processo de produção de roupas.

Para fazer parte dos outros sete workshops é preciso se cadastrar na página do evento e pagar uma taxa de inscrição via boleto bancário no valor de R$ 50 cada. Os treinamentos serão realizados no Centro Histórico, em frente a Casa da Cultura de Paraty. Para mais informações sobre a programação entre no site do evento.

Foto Divulgação. Foto: facebook
Foto Divulgação. Foto: facebook