Artista cria telas a partir do lixo e faz exposição em São Paulo

401 views
Reprodução / Assessoria de imprensa Neto78 usa técnicas como colagem, spray e lápis de cor.

Explorar o poder da transformação e refletir sobre descarte e reciclagem. Estes são os objetos da exposição “Passado Reciclado”, do artista Neto78. São mais de 10 peças desenvolvidas a partir de embalagens, sacolas de compra e delivery, tampas de garrafas, papéis de presente, caixas de computador, cadarços e até discos de vinil.

“A proposta da exposição foi transformar e dar outro significado a objetos que seriam descartados e se acumulariam, levando as pessoas a uma reflexão sobre a quantidade de lixo que produzimos e a busca por alternativas mais viáveis”, conta Neto78.

Para fazer os painéis que possuem papelão como base, o artista utilizou uma técnica mista que inclui colagem, spray, tinta acrílica, canetão, macramé e lápis de cor. Todos eles fazem referência ao universo musical.

“Essas referências sonoras foram incorporadas e traduzidas nas peças em ícones como o gramofone, a boombox e personagens que denunciam as suas preferências musicais nos traços e na composição de cores, estampas e padronagens do material reciclado para construir o quadro”, explica Neto78. “Isso mostra que, embora o ‘quase lixo’ usado para a produção das peças seja atual, ele possui muito do nosso passado cultural.”

A ideia de montar a exposição teve início em 2013, quando o primeiro filho de Neto78 nasceu. A correria e as compras pela internet gerou um acúmulo de embalagens que foram utilizadas nas obras.

Assista ao teaser da exposição:

Serviço:
Passado Reciclado – Neto78
Urban Arts – Oscar Freire, 156, Jardins, São Paulo – (11) 3081-6142
18 a 30 de agosto (segunda a sábado das 10h às 19h e domingo das 12h às 18h)