O futuro das cidades litorâneas será debate entre especialistas

411 Visualizações
Derretimento das geleiras
Foto: culturamix

O derretimento das geleiras que ocasionem o aumento do nível dos oceanos e as alterações das estações do ano são fenômenos que já têm preocupado a maioria dos ambientalistas brasileiros. Com o objetivo de debater estas questões e como elas interferem nas cidades do litoral de São Paulo, a ONG Iniciativa Verde, em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade, vai promover um encontro entre especialistas, em Iguape (SP), para tentar orientar as comunidades sobre as medidas para enfrentar a questão.

O “Encontro: Mudanças Climáticas e o Litoral de SP” faz parte do projeto “Mudanças Climáticas e o Futuro das Comunidades do Litoral Sul Paulista”, que é aberto ao público, moradores e autoridades locais. O evento pretende explanar os acontecimentos geológicos e propor diretrizes para os cidadãos e comunidades do litoral lidarem com essa realidade que se agrava mediante o aquecimento global, já que tais mudanças colocam em risco a população e seus meios tradicionais de moradia e subsistência.

Dessa forma, o evento identificará as maiores vulnerabilidades e as respectivas medidas que deverão ser tomadas para enfrentar o problema. Entidades da região estão convidadas a mandar representantes que poderão fazer suas considerações, tirar suas dúvidas e definir ações. As conclusões vão contribuir para a elaboração do “Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas para o Lagamar” que já está em discussão pelo Grupo Setorial de Coordenação do Gerenciamento Costeiro do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape e Cananéia.

Lagamar
Lagamar. Foto: wikimedia

Programação

No dia 2 de abril, das 18h00 às 21h00, as palestras serão abertas ao público para o debate “Mudanças Climáticas no Lagamar”, com especialistas em mudanças climáticas e dinâmica costeira. O encontro será realizado no auditório da Escola Técnica Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros (ETEC) de Iguape (Rodovia Casemiro Teixeira, Km 51,5).

No dia 3 de abril, das 9h00 até 13h30, haverá apresentação dos resultados levantados e analisados pelo projeto e discussão realizados em grupos. Já das 13h30 até 17h00, serão apresentadas as propostas de adaptação da cidade às soluções estudadas, na Pousada Recanto das Aves (Estrada do Icapara, Km 3,5 – Iguape).