Reino Unido quer construir estradas que recarreguem carros elétricos

Com o aumento de veículos elétricos, soluções para uma circulação mais eficiente vão surgindo

25 de janeiro de 2016
publicado por
Redação

Stockphoto.com / 22kay22 Veículos terão sensores que possibilitem a recarga durante o trajeto.

Ideias criativas para um mundo sustentável não faltam por ai! Com os investimentos certos governos e empresas são capazes de criar um mundo menos agressivo ao meio ambiente. Uma dessas boas iniciativas parte do Reino Unido. Já que o desenvolvimento de carros elétricos avança cada vez mais, o governo britânico resolveu investir em projetos que viabilizem estradas capazes de recarregar esses carros enquanto eles circulam.

Desde 2013 existe um plano de incentivo à compra de automóveis elétricos no Reino Unido. Agora o Ministério dos Transportes anunciou o estudo para a construção de uma rodovia que recarregue esses caros. Cabos elétricos serão instalados a indutores que permitirão que os carros sejam carregados sem o uso de cabos ou fios. Os veículos deverão contar com sensores que farão o reconhecimento do automóvel e possibilitarão sua recarga.

A tecnologia será testada durante 18 meses para que o governo possa avaliar se vale a pena seguir com os investimentos ou não. Mesmo se o plano não for executado, as estradas britânicas contarão com pontos de recarga de bateria instalados a cada 32 km em toda a rede nos próximos anos.

Exemplos pelo mundo afora

A cidade sul-coreana de Gumi já apresenta uma rua de 12 km que permite que ônibus elétricos sejam carregados enquanto trafegam. Para que isso seja possível, um sistema por indução magnética foi criado. Na própria Inglaterra, a cidade de Milton Keynes já executou testes com placas instaladas na rua. Embora menos eficientes, essas placas também permitiam a recarga de ônibus elétricos que precisavam parar por alguns minutos para que a recarga fosse executada.